(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia tem mais de 100 mil carteiras de identidade perdidas; saiba como recuperar documento

Setor da Polícia Civil que fica no Barro Preto recebe documentos de todo o estado


postado em 23/06/2015 09:19 / atualizado em 23/06/2015 11:30

Maioria das carteiras de identidade armazenadas é da Região Metropolitana de Belo Horizonte(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Maioria das carteiras de identidade armazenadas é da Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Polícia Civil/Divulgação)

Mais de 100 mil carteiras de identidade perdidas estão à espera de seus donos no Setor de Carteiras Recuperadas do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais. Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas engrossam as filas para solicitar a segunda via do documento.

O assessor de gabinete do Instituto de Identificação, Evandro Martins, explica que as carteiras perdidas costumam ser entregues aos Correios ou às rodoviárias de cidades mineiras, que repassam esses documentos à Polícia Civil. O Setor de Carteiras Recuperadas armazena documentos de todo o estado, mas a maioria é da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As carteiras ficam arquivadas durante cinco anos. Depois desse período, os documentos são destruídos.

O número de carteiras armazenadas no Instituto de Identificação chama a a atenção, mas pode ser explicado pelo comportamento comum das pessoas que perdem os documentos. “Quando uma pessoa perde a carteira de identidade, geralmente ela fica mais preocupada com o registro da ocorrência de perda ou furto para, posteriormente, solicitar a outra via da documentação e, muitas vezes, não procura o documento no local em que essa carteira pode estar”, explica Evandro Martins.

COMO FUNCIONA
Para tentar localizar a carteira de identidade perdida, os cidadãos podem procurar o setor da Polícia Civil de segunda a sexta, das 8h às 18h, no prédio do Instituto de Identificação, na Avenida Augusto de Lima, 1.833, Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Se o documento não for encontrado, a pessoa deve solicitar a outra via da identidade se dirigindo, em Belo Horizonte, ao Posto de Identificação da Polícia Civil, que fica na Câmara Municipal, ou às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Praça Sete, Barro Preto, Barreiro e Venda Nova.

Nas demais localidades de Minas, os postos da Polícia Civil também funcionam nas UAIs. A taxa para a emissão da outra via da Carteira de Identidade é de R$ 27,23. É necessário apresentar duas fotos 3x4 e original da certidão de nascimento, para solteiros, e de casamento, para casados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)