(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

XXIV Festa de Israel em Belo Horizonte atrai milhares de pessoas


postado em 31/05/2015 16:12 / atualizado em 31/05/2015 16:34

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Cerca de 8 mil pessoas participaram da XXIV Festa de Israel, que terminou às 16h deste domingo, no Bairro Mangabeiras, Região Centro- Sul de Belo Horizonte. Produtos da culinária típica da região, doces antigos, vinhos fabricados nas Colinas de Golã, livros e danças típicas israelitas atraíram a comunidade judaica da capital e demais belo-horizontinos para a festa, promovida pela comunidade judaica de Minas Gerais.

Segundo Salvador Ohana, presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG), cerca de mil famílias judaicas vivem em BH. "Os judeus chegaram aqui na fundação da capital e se estabeleceram nas mais diversas profissões: comércio, indústria, além dos profissionais liberais", ressalta.

Tradicional na capital mineira, a festa tem o objetivo de difundir a cultura judaica, apresentando costumes, culinária, danças, músicas, brinquedos, oficinas, entre outros. Cerca de 20 barracas de entidades filantrópicas que integram a FISEMG estavam presentes na festa.

Entre os destaques das atrações, estavam pequenas apresentações de alunos da Escola Theodor Herzl; exibições de Krav Magá, sistema de combate desenvolvido pelo exército de Israel; além de show de música folclórica, música Klezmer com Jimmy e Banda, danças folclóricas israelí, espaço kids para a criançada com oficinas e brinquedos e uma belíssima exposição sobre Israel e suas contribuições para o mundo.

Anualmente, os destaques da festa vão para as barracas com culinária típica judaica. O famoso Falafel, pão árabe com bolinhos de grão de bico, pasta de gergelim e salada, é apenas uma das iguarias gastronômicas do povo judeu que estavam à disposição do público.

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)