(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Servidores técnico-administrativos da UFMG entram em greve

Trabalhadores que atuam nas secretarias, bibliotecas, laboratórios e outros setores decidiram paralisar os serviços em uma assembleia nesta manhã. Servidores de outras instituições federais de Minas também se reúnem hoje


postado em 28/05/2015 12:26 / atualizado em 28/05/2015 14:04

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) votaram pela greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na manhã desta quinta-feira em frente ao prédio da reitoria, no campus Pampulha. Outras instituições federais do estado também podem aderir ao movimento a partir de hoje.

A deflagração da greve nacional foi convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e coube a cada instituição federal realizar assembleias de deflagração. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Instituições Federais (Sindifes), além da UFMG, há reuniões no Cefet-MG, em Belo Horizonte, e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, nesta quinta. O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) ainda discute a deflagração da greve por conta da eleição para reitor.

Os técnico-administrativos trabalham nas secretarias, bibliotecas, laboratórios e outros setores. No caso da UFMG, conforme o Sindifes, alguns motoristas e funcionários da segurança também aderem ao movimento. Segundo a coordenadora do sindicato, Cristina del Papa, os trabalhadores vão aderir à paralisação nacional na sexta-feira e vão participar de uma passeata no Centro de Belo Horizonte às 17h.

Ainda segundo o sindicato, cada unidade vai se reunir para definir quais são os serviços essenciais que serão mantidos durante a greve. Assim, é possível que alguns setores mantenham o atendimento a partir de segunda-feira.

Entre as reivindicações da categoria estão a reposição de perdas e aprimoramento da carreira, reajuste salarial de 27,3%, turnos contínuos com redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e redução de salário, revogação da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir os hospitais universitários das instituições e processo eleitoral paritário para escolha de gestores nas universidades públicas. Os trabalhadores também protestam contra a terceirização. O em.com.br entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFMG e aguarda resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)