(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conjunto JK se isola com grades para evitar a presença de moradores de rua

Equipamento instalado no Bloco B altera a fachada do prédio projetado por Niemeyer


postado em 27/05/2015 06:00 / atualizado em 27/05/2015 07:30

Gradil, que ainda está em processo de pintura, foi colocado sobre a calçada, alterando a fachada do prédio que integra área de proteção(foto: Túlio santos/EM/D.a Press)
Gradil, que ainda está em processo de pintura, foi colocado sobre a calçada, alterando a fachada do prédio que integra área de proteção (foto: Túlio santos/EM/D.a Press)

A instalação de uma grade em parte do entorno do Bloco B do Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, no Bairro Santo Agostinho, Centro-Sul de Belo Horizonte, alterou a fachada do prédio, de frente para a Praça Raul Soares, um dos principais monumentos da história da capital. A divisória, que ainda não teve a pintura concluída, foi a solução que a administração do condomínio encontrou para afastar os moradores de rua do local, que, além de outros danos à estrutura do edifício – projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950 –, provocava risco de incêndio.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico Municipal foi consultado, por meio da Fundação Municipal Cultura (FMC), mas não informou se a colocação da grade foi autorizada. Desde 2009 o conjunto arquitetônico é considerado área de proteção pelo conselho. A administração do Conjunto JK também foi procurada, mas da mesma forma não atendeu à reportagem.

Um funcionário do Bloco B do JK disse que a cerca foi instalada há cerca de um mês. “A situação estava complicada. Os moradores de rua fizeram um verdadeiro abrigo. Durante todo o dia colocavam fogo em madeira para fazer comida, usavam drogas e praticavam sexo explícito. A gente às vezes jogava água na calçada, mas eles nos intimidavam”, contou o empregado, que preferiu não se identificar. Segundo ele, os moradores aprovaram a iniciativa e voltaram a usar uma área de convivência na entrada do prédio da Praça Raul Soares, que havia sido desativada devido à situação anterior.

ABRIGO O comerciante Elmano Elaoud é o único estabelecido no espaço cercado do prédio, que é de uso misto. Ele conta que há seis meses instalou sua loja de confecções e, desde então, a população de rua veio crescendo na área. “É um espaço de recuo da calçada para uso público, que se tornou abrigo de andarilhos. Quem antes passava por aqui, principalmente crianças e mulheres, sofria intimidação por parte deles. Eu sempre procurei conversar para evitar constrangimentos aos meus clientes”, explicou.

Os moradores que deixaram o local se abrigaram na Praça Raul Soares. O advogado Eduardo Teixeira da Costa, de 53 anos, lamentou a intervenção no patrimônio, mas reconheceu que foi necessária. “Passo aqui diariamente e, do jeito que estava, não tinha condições. Era um verdadeiro abrigo, sem qual quer lei.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)