(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comerciantes denunciam multas aplicadas pela BHTrans na capital sem a presença da PM

Vídeo mostra ação de um fiscal que aparentemente multa um veículo que está parado na Avenida do Contorno. Trabalho é feito sem a presença de um Guarda Municipal ou de um militar


postado em 26/05/2015 14:49 / atualizado em 26/05/2015 17:41

(foto: A.L.P.T/Divulgação)
(foto: A.L.P.T/Divulgação)
Comerciantes que trabalham próximo a Avenida do Contorno, no Bairro Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciam a prática ilegal de fiscais da BHtrans que agem no local e multam veículos estacionados na via sem a presença de um policial militar do Batalhão de Trânsito ou mesmo de um Guarda Municipal. Um leitor do em.com.br, que não quis ser identificado, enviou um vídeo gravado nesta semana em que é possível ver um agente aparentemente registrando uma infração sem estar acompanhado de um PM. Conforme ele, a situação é recorrente na avenida.

"É um absurdo. Eu tenho uma loja aqui e esse local é reservado para carga e descarga, mas os agentes não querem nem saber. Já fui multado na região, assim como meu pai e meu vizinho. O problema é que não está adiantando nem recorrer das autuações", disse A.L.P.T.

O vídeo foi gravado próximo ao Hospital Life Center, altura do número 4.700. Pelas imagens, é possível ver que o agente anota a placa do veículo que está parado próximo a calçada. Em seguida, ele caminha até o veículo da BHTrans que está estacionado e vai embora.

"Às vezes eles nem descem do carro, simplesmente anotam as placas e seguem. Isso serve de aviso para as pessoas que precisam parar nessa área", completa o leitor.

Em nota, a BHTrans informou que apesar de estar impedida de multar, ela continua a exercer as demais atividades relativas a operação de trânsito, controle do tráfego viário e dos serviços de transporte público e atua conjuntamente com a Polícia Militar e Guarda Municipal, cabendo a essas instituições as autuações das infrações de trânsito.

Ainda conforme a BHTrans, faz parte dos procedimentos operacionais dos agentes verificar irregularidades e, no caso de infrações de trânsito, comunicar à Central de Operações da BHTrans que aciona os agentes autuadores (Polícia Militar e Guarda Municipal) e/ou reboque, para tomarem as medidas necessárias e assim garantir as melhores condições de mobilidade na via.

MULTAS

Em 10 de novembro de 2009, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, deu provimento ao Recurso Especial 817.534 do Ministério Público de Minas Gerais, reformando a decisão do TRF-1, e decidiu que a BHTrans não tem poder para multar. O acórdão do STJ foi publicado no Diário Oficial da União.

Com isso, apenas o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e os agentes da Guarda Municipal estão aptos a aplicar sanções aos motoristas que trafegam por ruas e avenidas de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)