(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja histórica de Ouro Preto tem princípio de incêndio

Santuário foi construído em 1707, onde foi enterrado o corpo do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e guarda várias obras do artista


postado em 23/05/2015 16:52 / atualizado em 23/05/2015 17:12

Fumaça assustou moradores e quase provocou uma tragédia para o patrimônio histórico(foto: Ane Souz/Reprodução Facebook)
Fumaça assustou moradores e quase provocou uma tragédia para o patrimônio histórico (foto: Ane Souz/Reprodução Facebook)
Um princípio de incêndio na torre direita do santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Antônio Dias, na cidade histórica Ouro Preto, Região Central de Minas, assustou os moradores e quase provocou uma tragédia para o patrimônio histórico. A igreja foi construída em 1707, onde foi enterrado o corpo do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e guarda várias obras do artista. Ela está fechada para reforma desde 2013. Os vizinhos perceberam a fumaça pouco antes das 22h de sexta-feira e chamaram os bombeiros, que subiram em um andaime, arrombaram uma janela lateral, passaram por dentro do forro e arrombaram uma pequena porta de acesso ao forro sobre a nave central. Os militares conseguiram debelar as chamas usando quatro extintores de água. Segundo os bombeiros, os estragos foram poucos.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar a causa do incêndio. A suspeita é que um ferro de solda tenha sido esquecido ligado sobre uma viga de madeira, informou o comandante da 3ª Companhia dos Bombeiros Militares da cidade, tenente Márcio Toledo. A estrutura da igreja não chegou a ser abalada, pois os militares conseguiram apagar o fogo rapidamente. Graças à ação rápida dos vizinhos, as chamas não se alastraram. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em abril de 2003, um incêndio reduziu a cinzas um casarão do século XVIII, o antigo Hotel Pilão, localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade. O prédio foi reconstruído em 2006. Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Em 1999, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da cidade de Mariana, que fica ao lado de Ouro Preto, estava fechada para reforma e foi destruída em um incêndio. Apenas o altar-mor ficou preservado e o templo foi reconstruído.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)