(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espaço para descanso no Centro de BH deve ficar pronto na próxima semana

Parklet começou a ser montado nessa quinta-feira na Rua Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro


postado em 22/05/2015 06:00 / atualizado em 22/05/2015 07:26

A primeira experiência de parklet em BH ocorreu em 9 de maio, na Savassi, com o nome Vaga Viva. Equipamento é itinerante(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
A primeira experiência de parklet em BH ocorreu em 9 de maio, na Savassi, com o nome Vaga Viva. Equipamento é itinerante (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

No corre-corre do Centro de Belo Horizonte, os pedestres vão ganhar um miniparque para descansar as pernas, lazer e convivência dos moradores. Trata-se de um parklet, que é uma expansão do passeio público ocupando vagas de estacionamento. O equipamento começou a ser montado nessa quinta-feira, na Rua Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, e deve ficar pronto até o final da próxima semana. A “varanda urbana”, como a estrutura também é conhecida, é feita em madeira, com mesas, bancos, cadeiras, jardim e bicicletário, modelo importado de São Francisco, nos Estados Unidos. A iniciativa é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que assinou termo de cooperação com a Prefeitura de Belo Horizonte. A instalação permanecerá no local por dois anos, podendo prorrogar o prazo. De acordo com a CDL, um segundo parklet será instalado entre 15 e 20 de junho, na Avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul.

A primeira experiência de parklet na capital foi em 9 de maio deste ano, quando um provisório foi montado na Savassi, Região Centro-Sul. Esse equipamento é itinerante e tem o nome de Vaga Viva. Hoje, o modelo será reinstalado na Savassi, na Rua Paraíba com Santa Rita Durão, onde permanecerá das 10h às 22h, acompanhado de uma série de atrações artísticas e gastronômicas.

Os mobiliários serão construídos em material reciclado parecido com madeira e terão iluminação fotovoltaica (solar). O miniparque da Goitacazes terá piso, bancos e postes inspirados em praças das cidades do interior de Minas, divididos em uma área de 10 metros de comprimento por 2,2 metros de largura. A “Varanda Urbana” da Avenida Bandeirantes terá 7 metros de comprimento e 2,2 metros de largura e segue um estilo mais contemporâneo e moderno. Ambos contam com bicicletário.

De acordo com a prefeitura, os parklets terão modelos diferenciados, com características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. A prefeitura baixou um decreto criando regras, como estar localizado em via com velocidade regulamentada de até 40 quilômetros por hora (salvo autorização específica da BHTrans); não ocupar vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que tenham regulamentação especial; não obstruir faixas de travessia de pedestres, rebaixos de meio-fio, acessos a garagens, ciclovias, pistas de caminhada, pontos de ônibus e táxi; e ser removível.

Financiamento coletivo


O artista Rogério Fernandes, que lançou a campanha de financiamento coletivo “Savassi criativa por Rogério Fernandes”, quer, como primeiro resultado de sua campanha, pintar a caixa d’água do Edifício Savassi Shopping Center, um dos pontos mais tradicionais da região. A campanha será encerrada em 7 de junho e a meta de arrecadação para a viabilização do projeto é de R$ 50 mil. Há diferentes valores para doação e os interessados podem acessar a campanha na plataforma www.variavel5.com.br/projetos/rogeriofernandes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)