(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assaltante morto por policial em Uberlândia estava em liberdade provisória

Segundo delegado, ele e outro comparsa ganharam o benefício em fevereiro deste ano. Outros dois envolvidos na tentativa de assalto já foram identificados


postado em 21/05/2015 12:05 / atualizado em 21/05/2015 19:51


O assaltante que foi morto por um policial civil há uma semana em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, estava em liberdade provisória, assim como um comparsa que já foi preso. As informações são do delegado Samuel Barreto de Souza, chefe do 9º departamento de Polícia Civil da cidade. Outros dois envolvidos no crime já foram identificados. O inquérito será concluído na sexta-feira.

O crime aconteceu na noite do dia 14 de maio. Segundo o delegado, o policial – que não teve o nome divulgado – estava chegando em casa com a esposa e, ao entrar na garagem, foi surpreendido por três homens. Um deles estava armado e se aproximou da porta do veículo, enquanto os outros dois foram em direção à parte de trás do carro, onde estava a esposa da vítima. Ao perceber a aproximação do criminoso com o revólver, o policial atirou. Segundo o delegado, mesmo ferido, Eliseu Santos Paulo, de 32 anos, ainda fez quatro disparos. O policial civil também atirou contra os outros homens, mas ainda não se sabe se mais alguém foi atingido.

Conforme o delegado, um quarto envolvido esperava os assaltantes na direção de um Palio. Ele deixou os três na porta da residência e ficou parado na esquina, possivelmente para não ser flagrado por alguma câmera de segurança. “Esse mesmo carro pegou todos, inclusive o baleado. Se dirigiram para uma UAI no Bairro Pampulha, onde eles largaram esse Eliseu, e o carro - com ele dentro, com a arma e os cartuchos -, e fugiram”, explica Samuel Barreto. O assaltante morreu na Unidade de Atendimento Integrado.

Conforme o delegado, Eliseu possuía várias passagens por furtos e roubos a residências. “É bom salientar que a última prisão dele foi em 19 de dezembro de 2014 pela prática de furto a residência, e permaneceu (preso) até 26 de fevereiro, quando teve liberdade provisória”. O homem estava armado com um revólver calibre 38 com numeração raspada.

Depois dos dos disparos, a vítima acionou as polícias Civil e Militar. Em rastreamento, a PM acabou localizando Jessé Pedro da Silva, de 18 anos, um dos suspeitos que entrou na garagem do imóvel. “Esse rapaz é de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e confessou o envolvimento dele, mas não declinou nomes dos demais comparsas. Ele foi autuado por tentativa de latrocínio”, diz o delegado Samuel Barreto. Ainda segundo ele, Jessé também foi preso em dezembro por participar do furto com Eliseu, e também ganhou a liberdade provisória em fevereiro.

REAÇÃO Os outros dois assaltantes que escaparam já foram identificados pela polícia, que preferiu não divulgar os nomes para não atrapalhar as investigações. O delegado apenas adianta que eles também têm passagens por outros crimes. Os detalhes do caso foram divulgados em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira. A arma usada pelo policial é de uso particular e está registrada. Ela foi periciada e devolvida a ele. “A gente reforça a população para não reagir, mas trata-se de uma vítima policial, muito bem preparado. Tem 25 anos de polícia e habilidade suficiente para usar ama de fogo e por isso ele reagiu”, esclarece o delegado, que acredita que o policial poderia ter sido ferido caso não reagisse.

Questionado sobre a possibilidade de uma tentativa de execução do policial civil, o delegado Barreto disse que a hipótese foi descartada, já que os criminosos não sabiam quem era a vítima. “De acordo com Jessé, eles estavam circulando pelo bairro aleatoriamente, estavam ali para fazer um roubo. Tão logo viram ele entrar na garagem, eles entraram”, afirma o delegado. Ainda segundo ele, o inquérito será concluído amanhã e os demais envolvidos podem ser autuados por associação criminosa armada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)