(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A cinco dias do fim da campanha, Minas vacinou apenas 25% do público-alvo contra a gripe

A expectativa do governo é de que sejam vacinadas pelo menos 80% de um total de 4,1 milhões de pessoas. Em BH, situação é pior: só 14% das pessoas consideradas vulneráveis foram imunizadas


postado em 18/05/2015 18:06 / atualizado em 18/05/2015 18:30

Pessoas consideradas mais vulneráveis à ação do vírus devem procurar os postos de vacinação até 22 de maio(foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)
Pessoas consideradas mais vulneráveis à ação do vírus devem procurar os postos de vacinação até 22 de maio (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)

A apenas cinco dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, Minas Gerais está longe de alcançar a meta de imunização contra o vírus no estado. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira, pouco mais de 1 milhão de pessoas foram vacinadas até a última sexta-feira, o que representa apenas 25,15% do público-alvo da campanha.

A expectativa do governo é de que sejam vacinadas pelo menos 80% de um total de 4,1 milhões de pessoas, entre crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e funcionários do sistema prisional. Os dados do Ministério da Saúde divulgados hoje não incluem as pessoas que se encaixam nestes três últimos grupos.

Em Belo Horizonte, a situação é ainda mais grave. Segundo informações do portal DATASUS, 537.007 pessoas se enquadram no grupo prioritário da campanha, mas apenas 76.639 doses foram aplicadas até agora, o que representa pouco mais de 14% do total.

A situação é semelhante em todo o país. Nos primeiros 12 dias de campanha, 14,5 milhões de pessoas foram até as unidades de saúde para se vacinar. É apenas 29,24% total de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença. A dose da vacina que é disponibilizada pelo SUS protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacinação acontece justamente para proteger contra o período de maior circulação do vírus, que vai do fim de maio a agosto. A campanha termina nesta sexta-feira, 22. Quem se encaixa em um dos grupos prioritários pode procurar um dos mais de 5 mil postos fixos e volantes espalhados pelo estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)