(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copasa adia implantação da tarifa de contingência aos consumidores da Grande BH

Companhia pediu mais 30 dias para aprofundamento dos estudos dos riscos inerentes à adoção de racionamento e das estratégias para contenção do consumo de água


postado em 12/05/2015 12:40 / atualizado em 12/05/2015 14:22

A Copasa decidiu adiar por mais 30 dias a implantação da tarifa de contingência aos consumidores da Grande BH. A companhia solicitou à ARSAE-MG o adiamento para “aprofundamento dos estudos dos riscos inerentes à adoção de racionamento e das estratégias para contenção do consumo de água, visando minimizar disparidades, impactos e reflexos para a população.”

Com essa medida, a Arsae-MG deverá ser novamente solicitada no mês que vem a fazer estudos de composição para um instrumento de taxação sobre consumo excedente, com o objetivo de promover uma redução de gastos de água para preservar a integridade dos reservatórios do Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de 30% da Grande BH. Mesmo com a formulação de sobretaxa cabe à Copasa decidir ou não pela adoção desse instrumento de inibição de consumo. As chuvas e a atual economia feita pela população, bem como as manobras da empresa para evitar desperdício e regular fornecimento determinaram uma nova situação e por isso a Arsae-MG precisaria de reformular seus estudos.

Na semana passada, o secretário de estado de transportes e obras públicas, Murilo Valadares, declarou que não haveria sobretaxa neste mês e que essa medida seria ainda estudada pela força-tarefa que combate a crise hídrica no próximo mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)