(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com quase 10 meses, filhotes de gorila do Zoológico de BH se desenvolvem bem

Os irmãos Sawidi e Jahari já se aventuram sozinhos pelo recinto, observados pelas mamães, e fazem a alegria de funcionários e visitantes


postado em 05/05/2015 13:05 / atualizado em 05/05/2015 13:45

Ver galeria . 6 Fotos Com quase 10 meses, filhotes de gorila do Zoológico de BH se desenvolvem bem e ficam mais independentes. Na foto, Jahari, que nasceu em setembro de 2014Suziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH
Com quase 10 meses, filhotes de gorila do Zoológico de BH se desenvolvem bem e ficam mais independentes. Na foto, Jahari, que nasceu em setembro de 2014 (foto: Suziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH )


Eles nasceram no ano passado e se tornaram as grandes atrações do Zoológico de Belo Horizonte. Com quase 10 meses, os pequenos Sawidi e Jahari, filhotes do gorila Leon com Lou Lou e Imbi, estão saudáveis e ficam mais independentes a cada dia.

Os filhotes da espécie são os primeiros nascidos em cativeiro na América Latina. Sawidi veio primeiro, no dia 5 de agosto do ano passado. Escolhido pelo público, o nome em tupi-guarani significa “é amado, é querido é desejado”. Jahari, “jovem forte e poderoso” - nome de origem africana, nasceu em 10 de setembro. “Eles estão superbem. Estão caminhando dentro do esperado, no desenvolvimento já registrado na literatura. Ficam mais tempo fora das costas das mães, já escalam várias partes do recinto, principalmente na área de manobra, já estão provando e comendo da dieta dos adultos, tomam suco, comem ração, frutas, legumes”, explica a bióloga da sessão de mamíferos da Fundação Zoo-Botânica de BH, Vivian Teixeira Fraiha.

Os filhotes já se aventuram pela área exposta do recinto, onde brincam entre si e interagem com a vegetação, sempre sob os olhos protetores das mães. Eles ainda são amamentados e devem continuar recebendo o aleitamento até os 4 anos, no mínimo. Segundo Vivian, Lou Lou e Imbi costumam cuidar dos filhotes uma da outra. O pai também participa das brincadeiras. A bióloga destaca que essa interação é essencial para o desenvolvimento dos filhotes. “Ele (Leon) brinca, carrega, participa disso. Isso indica que serão animais saudáveis, que vão interagir com os outros de maneira saudável. Eles interagem bem com os tratadores, com os biólogos. Já recebem coisas da mão da gente, tudo através das grades, como os adultos. É muito tranquilo, já nos reconhecem”, detalha Vivian. As personalidades dos filhotes já estão bem definidas. “O Sawidi é mais ativo, mais agitado, ele interage mais com a gente. O Jahari já é mais quieto, interage menos com a gente, ele dorme mais”.

O grupo recebe a visita de um veterinário com regularidade, mas os bebês ainda não foram examinados diretamente, já que haveria necessidade de sedação. O crescimento, ganho de peso e hábitos alimentares deles são avaliados por meio de observação, o que também evita o estresse dos animais. Ainda no ano passado, quando Sawidi e Jahari estavam com poucos meses de nascimento, a área de visitação do público foi restringida para que a agitação não incomodasse o grupo. Atualmente, apenas a área do mirante continua isolada mas quando os filhotes ficarem mais confortáveis, a cobertura poderá ser retirada.

Vídeo da Fundação Zoo-Botânica mostra a interação entre os gorilas
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)