(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova etapa para a contratação de seguranças para as estações do Move será feita nesta quarta

A BHTrans convocou as empresas interessadas no serviço, e que não foram atendidas no fim de abril, para avaliar as suas documentações


postado em 05/05/2015 09:25 / atualizado em 05/05/2015 09:39

Estações são constantemente depredadas por usuários do sistema rápido por ônibus(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Estações são constantemente depredadas por usuários do sistema rápido por ônibus (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

O processo para a contratação de seguranças desarmados para as estações de transferência do Move terá mais uma etapa nesta quarta-feira. A BHTrans convocou as empresas interessadas no serviço, e que não foram atendidas no fim de abril, para avaliar as suas documentações. Ao todo, 192 vigilantes serão contratados para trabalhar nos 48 postos 24 horas por dia. Ainda não há previsão de quando a vigilância começará nos terminais.

O edital foi lançado em 14 de abril deste ano. As empresas interessadas no serviço foram convocadas para apresentarem a documentação em 28 do mesmo mês. Porém, devido a quantidade de inscrições, nem todas conseguiram ser analisadas. Por causa disso, foi feito o novo chamamento para as empresas restantes.

O total de empresas interessadas não foi divulgado pela BHTrans. Somente nesta quarta-feira, serão conferidos documentos de 10. São elas: 5 Estrelas Sistema de Segurança Ltda., Essencial Sistema de Segurança Eireli, Plantão Serviços de Vigilância Ltda., Verzani & Sandrini Segurança Patrimonial Ltda., Presseg Serviços de Segurança Eireli, Tbi Segurança Eireli, Magnus Segurança Patriminial Ltda., Águia Vigilância e Segurança Ltda., Rodoban Segurança e Transporte de Valores Ltda., Proforte S/A.

O processo de melhoria na segurança do sistema de transporte vem se arrastando desde o ano passado, em meio a casos de roubo e vandalismo nos terminais. Em fevereiro, o prefeito Marcio Lacerda cogitou a possibilidade de colocar policiais militares da reserva para cuidar das estações.

Somente nos primeiros meses de 2015, foram inúmeros casos de violência e depredação em estações. Em 7 de abril, dois homens foram presos depois de jogarem pedras na estação Serra Verde, na MG-010, Região Norte de BH. Eles foram autuados por dano ao patrimônio e multados em R$ 2 mil pelo Departamento de Estadas e Rodagem (DER-MG), que acompanhou a prisão.

No dia 30 de março, o cuidador de idosos Breno Lincoln Batista, de 30 anos, foi assaltado e esfaqueado em uma estação do Move, na Avenida Antônio Carlos. Câmeras do circuito interno registraram a ação dos bandidos. Ele foi atingido por um golpe de facão, teve o pulmão perfurado e uma costela quebrada, ao ter o celular arrancado no dia do crime. Precisou passar por cirurgia para colocação de um dreno e ficou cinco dias internado. Um dos suspeitos de envolvimento no crime foi preso dias depois pulando catracas das estações. Guardas municipais o reconheceram com autor do assalto por causa das imagens.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)