(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Savassi vai ganhar parklet provisório no próximo sábado

Uma versão dos equipamentos que transformam vagas de estacionamento de veículos nas laterais da pista de rolamento, em minipraças com serviços e área de convívio, ficará exposta por 24 horas


postado em 04/05/2015 19:57 / atualizado em 04/05/2015 20:31

Praça será montada na Rua Antônio de Albuquerque esquina com Rua Sergipe(foto: Divulgação / BH Parklets)
Praça será montada na Rua Antônio de Albuquerque esquina com Rua Sergipe (foto: Divulgação / BH Parklets)

Os belo-horizontinos poderão ter o gostinho do que deve virar tendência na capital mineira. Uma versão dos equipamentos que transformam vagas de estacionamento de veículos nas laterais da pista de rolamento, em minipraças com serviços e área de convívio, será montado no coração da Savassi, na Região Centro-Sul. O parklet, como é chamado, vai ficar exposto por 24 horas no próximo sábado.

A iniciativa, chamada de Vaga Viva, foi criada pelo grupo BH Parklet, em conjunto com a BH em Ciclio e a Zumpy. Os idealizadores vão fazer uma programação voltada para a implantação das praças e para a mobilidade urbana. Para isso, palestras e debates serão realizadas no espaço. Representantes da BHTrans e da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano já confirmaram presença.

A montagem da estrutura está marcada para começar às 22h de sexta-feira. Ela ficará na Rua Antônio de Albuquerque, esquina com Rua Sergipe. O parklet provisório vai contar com cadeiras, mesas e bancos. Os organizadores sugerem que os participantes deixem os carros em casa e vá ao evento de bicicleta ou de transporte público.

Debates sobre mobilidade urbana e instalação dos parklets serão realizados no local(foto: Divulgação / BH Parklets)
Debates sobre mobilidade urbana e instalação dos parklets serão realizados no local (foto: Divulgação / BH Parklets)


A ideia dos parklets nasceu em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, atravessou o oceano e foi bem recebida em São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre. Em março deste ano, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) publicou decreto no Diário Oficial do Município (DOM) com os procedimentos e regras para ocupação dos espaços públicos. Porém, ainda não há data para a instalação das praças.

O secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, destaca que o espaço poderá ser ocupado por empresas, estabelecimentos comerciais, organizações não-governamentais, bancos, associações de moradores e outros empreendimentos e entidades. Além de bancos para descansar, mesas com cadeiras, o equipamento poderá ter totem para recarga de telefone celular e algum serviço que for conveniente ao mantenedor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)