(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maioria dos turistas de Minas Gerais são do próprio estado, aponta pesquisa

O turismo cultural e o ecoturismo estão entre as motivações dos visitantes. O levantamento será usado para elaborar políticas voltadas para o público


postado em 04/05/2015 16:52 / atualizado em 04/05/2015 16:59

O ecoturismo está entre as motivações dos visitantes de Minas Gerais(foto: Paulo Roberto Fonseca/Divulgação / setembro de 2013)
O ecoturismo está entre as motivações dos visitantes de Minas Gerais (foto: Paulo Roberto Fonseca/Divulgação / setembro de 2013)

A maioria dos turistas que viajam por cidades de Minas Gerais são do próprio estado. Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Turismo e Esportes (Setur) em 2014, com aproximadamente 8 mil pessoas, apontou o perfil dos visitantes dos municípios mineiros. Os dados mostram que 66,8% são moradores mineiros que preferem passear por perto. O turismo cultural e o ecoturismo estão entre as motivações. A pesquisa será usada para elaborar políticas voltadas para o público.

De acordo com o levantamento, 50,7% dos turistas de Minas Gerais são homens. Do total do público, 53,9% são solteiros e 54,2% assalariados. Dos entrevistados, 59,1% viajaram sozinho, 58,9% dormiram na cidade, e 56,6% se hospedaram em casa de amigos ou parentes.

Em relação a motivação, 28,8% afirmaram que viajaram a lazer ou a passeio. Destes, 44,5% preferiram o Turismo Cultural e outros 34,4% o ecoturismo. Além disso, 26,6% das pessoas disseram que visitaram o estado para encontrar com parentes e outros 23% a trabalho. A média de permanência dos turistas foi de 4,6 dias. Os gastos nas viagens ficaram em R$ 468, conforme a pesquisa.

Para o diretor de pesquisa, informação e estatística da Setur, Rafael Oliveira, o levantamento é importante para traçar estratégias ao público. “Podemos fazer divulgação de roteiros específicos para cada um dos segmentos. Quando vemos a necessidade dos turistas, conseguimos fazer roteiros específicos e também mostrar o destino preferido”, comenta.

O diretor destaca a potencialidade do estado é a gastronomia. Na pesquisa, grande parte dos entrevistados comentaram que visitaram Minas Gerais por causa da tradição. Ressaltaram, ainda, que indicaria para amigos e familiares o destino. “A hospitalidade do mineiro é bem forte. As pessoas têm grande necessidade de voltar. Elas têm um nível de satisfação muito alto e dizem que pretendem indicar para amigos e parentes a procurar outros roteiros no estado. Essa fidelização é bem importante”, diz Oliveira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)