(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas pretende vacinar 5 milhões contra a gripe a partir desta segunda

Minas Gerais espera imunizar 5 milhões de pessoas este ano, entre crianças de até 5 anos, adultos acima dos 60, gestantes, trabalhadores da saúde e outros públicos específicos


postado em 04/05/2015 06:00 / atualizado em 04/05/2015 07:43

Cobertura vacinal chegou a 88,76% em todo o estado no ano passado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (foto: Breno Pataro/Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação - 20/4/13)
Cobertura vacinal chegou a 88,76% em todo o estado no ano passado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (foto: Breno Pataro/Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação - 20/4/13)

Começa hoje e vai até o dia 22 a vacinação contra a gripe. Minas Gerais pretende imunizar quase 5 milhões de pessoas, que serão atendidas em mais de 5 mil postos fixos e volantes espalhados pelo estado. O público-alvo da campanha são os adultos acima dos 60 anos, crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filho a, no máximo, 45 dias, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Com o slogan Não deixe a gripe te pegar, a meta é vacinar 80% desse público. Em 2014, Minas alcançou 88,76% de cobertura. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Tânia Brant, o objetivo da vacinação é reduzir internações e mortes causadas pela doença. Ela também alerta para a necessidade de chamar a atenção especialmente dos maiores de 60 anos. “Nesse público, a procura vacina ainda não é ideal; a cobertura vacinal nesta faixa etária é a mais baixa do estado, principalmente em Belo Horizonte na região metropolitana”, disse.

A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe grave e suas complicações, segundo ele. “A imunização pode reduzir em até 45% o número de casos de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente”, disse.

As infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência no outono e no inverno. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

“É possível reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus com atitudes simples como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir. Outras recomendações são evitar locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão, manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar, e descartar corretamente no lixo os lenços de papel”, explica a Coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde, Janaína Almeida.

CUIDADOS A vacina contra a influenza sazonal não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. E ainda pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Este ano, foram registrados em Minas dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), causada pelo vírus influenza (gripe), e um óbito pelo influenza B. Em 2014 foram notificados 2.793 casos de SRGA, e destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus influenza sazonais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)