(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fila de carros perto de escola eleva risco de acidente na rodovia MG-030

Retenção do trânsito, principalmente na entrada dos estudantes na escola, é um dos principais problemas da via que liga Nova Lima a BH


postado em 28/04/2015 06:00 / atualizado em 28/04/2015 08:23

Ver galeria . 5 Fotos Um dos pontos mais críticos da MG-030 está nas imediações do Colégio Santo Agostinho, onde funcionários e alunos atravessam correndo para usar o transporte coletivo. Outro perigo tem a ver com os horários de pico na entrada dos estudantes na escola. Por causa do grande número de carros, uma fila de veículos se forma na MG-030, o que torna o trânsito lento nas imediaçõesAlex Vaz
Um dos pontos mais críticos da MG-030 está nas imediações do Colégio Santo Agostinho, onde funcionários e alunos atravessam correndo para usar o transporte coletivo. Outro perigo tem a ver com os horários de pico na entrada dos estudantes na escola. Por causa do grande número de carros, uma fila de veículos se forma na MG-030, o que torna o trânsito lento nas imediações (foto: Alex Vaz )

Além do tráfego intenso de veículos na MG-030, a estrada margeada por condomínios residenciais, escola e centros de compras tem ainda outros percalços. O trecho entre Belo Horizonte e Nova Lima é sinuoso, com muitas subidas e descidas, e não tem passarelas para pedestres, que se arriscam nas travessias entre os carros de um lado para o outro da estrada. Um dos pontos mais críticos do caminho está nas imediações do Colégio Santo Agostinho, onde funcionários e alunos atravessam correndo para usar o transporte coletivo. Outro perigo tem a ver com os horários de pico na entrada dos estudantes na escola. Por causa do grande número de carros, uma fila de veículos se forma na MG-030, o que torna o trânsito lento nas imediações.

“Com carretas circulando pela estrada, fica ainda mais perigoso, já que veículos pesados não param de imediato diante de uma retenção no trânsito”, explica o gestor administrativo e financeiro do Santo Agostinho, Gustavo Pasa. Segundo ele, o colégio busca junto à prefeitura de Nova Lima alternativa para o problema e uma das soluções seria fazer o alargamento da Rua das Cores, que sai da MG-030 e dá acesso à instituição de ensino.

ACIDENTES Aluna do colégio, Paola Cristine Oliveira, de 15 anos, fala do perigo. “É muito comum ver acidentes em que as carretas e caminhões perdem o freio ou não param porque estão muito pesadas. A estrada aqui tem muito carro de passeio e pessoas transitando nas imediações. Manter a circulação desses caminhões é um perigo anunciado”, avalia Paola. A estudante Gabriela Simões, de 15, também critica. “É muito arriscado, mas como há dias em que preciso ir para BH, preciso atravessar. Meu pais sempre me alertam e só deixam quando não tem jeito mesmo”, disse.

A funcionária do Santo Agostinho Andrea Cordeiro, de 45, se queixa da precariedade no local. “Além do perigo da falta de passarelas, não há nem mesmo um ponto de ônibus com cobertura. Temos que ficar expostos ao sol e à chuva. Além de ter que correr em meio aos carros para atravessar. A situação precisa melhorar, pois o risco de atropelamento é imenso”, cobra a funcionária. O Gerente Jurídico da Phoenix, Guilherme Doval, defende a passagem dos caminhões de minério no local. “Além de estar sendo feito apenas entre 22h e 6h, não há registro de envolvimento de nenhum dos nossos veículos em acidentes na MG-030”, disse.

Assista flagras de caminhões trafegando em alta velocidade na MG-030



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)