(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes da Ufop desconfiam de manobra da universidade para cortar verbas

Na Universidade Federal de Ouro Preto, alunos que têm dificuldades para obter benefícios suspeitam de uma forma velada de cortar gastos em programas assistenciais, diante da crise


postado em 27/04/2015 06:00 / atualizado em 27/04/2015 08:07

Junia Oliveira e Márcia Maria Cruz

 

Câmpus da Ufop em Mariana: para universitários que não conseguem benefícios, processo de concessão está mais rigoroso para diminuir gastos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Câmpus da Ufop em Mariana: para universitários que não conseguem benefícios, processo de concessão está mais rigoroso para diminuir gastos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na Região Central do estado, estudantes acreditam que a dificuldade na seleção de novos beneficiários e na renovação de quem já conta com a assistência é uma manobra para driblar o contingenciamento de verbas. Eles cobram transparência no processo e clareza de regras.

Aluno do 1º período de letras da Ufop, Luiz Renato Gomes, de 33 anos, não teve dúvidas quando foi convocado em terceira chamada para estudar no câmpus da cidade de Mariana. Largou emprego e casa em Belo Horizonte e se mudou no fim de fevereiro, na expectativa de ser contemplado com bolsas que garantiriam sua permanência, moradia e alimentação. Mas, até hoje, o único retorno foi a exigência de documentos e mais documentos que precisou apresentar.

“Com a crise, estão dificultando de maneira incrível o processo para todos. No meu caso, a assistência social me coagiu a declarar minha mãe e quer agora que eu apresente os documentos de meu ex-padrasto, com quem não tenho qualquer vínculo, como sendo meu grupo familiar, só porque o citei durante a entrevista. Não moro com eles há 11 anos”, conta. A mãe não tem renda e, agora, ele também não. Luiz teme ter de deixar as aulas, se a situação não for resolvida. “Meu grupo familiar sou eu mesmo. Já comprovei de todas as formas possíveis que estou em situação de vulnerabilidade completa”, diz.

O núcleo familiar é a queixa comum de quem pleiteia o benefício pela primeira vez e mesmo de quem tenta renová-lo. Alunos que se sentem prejudicados pretendem fazer uma carta aberta pedindo explicações sobre essas regras e relatando a situação deles, além de convocar outros estudantes em situação semelhante. Pela Constituição, fazem parte do grupo familiar aqueles que residem sob o mesmo teto.

REVOLTA Estudante do 2º período de história, Dâmaris Starling, de 25, também está revoltada. “Não aprovam as bolsas justamente de quem é mais vulnerável, ou seja, aqueles alunos sem qualquer vínculo financeiro ou até emocional com a família. Não é todo mundo que tem relação familiar estável, e as assistentes sociais não querem entender isso”, diz. No caso de Dâmaris, está na corda bamba a namorada dela, que não tem parentes e teve recusado o contrato de união estável entre as duas – uma comprovação de quem é seu efetivo grupo familiar. “Com as cotas, está vindo gente mais necessitada para a universidade, que não está sabendo lidar com isso. Em vez de atender a demanda, está excluindo.”

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Ufop, Rafael Madalena, afirmou que ainda não ocorreram cortes nos programas de assistência estudantil em função do contingenciamento dos recursos federais. “Estamos mantendo o padrão de bolsas”, garantiu. A coordenadora de Assuntos Estudantis da universidade, Carmélia Vaz Penna, afirmou que, muitas vezes, os estudantes consideram que têm o perfil para receber a bolsa, mas não atendem aos critérios da política da universidade. Segundo ela, desde 2012, foram feitas adequações para a redistribuição dos recursos entre as faixas socioeconômicas – escala que vai de A a D. Ela garante que as alterações não têm o objetivo de tornar mais difícil a concessão das bolsas e que, ao contrário, os métodos estão sendo aprimorados para facilitar o acesso. Carmélia afirma que, em caso de discordâncias com as análises, há uma comissão que recebe os alunos para prestar todos os esclarecimentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)