(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPMG recomenda tombamento de ruínas de fazendas que pertenceram a inconfidentes em MG

A recomendação foi feita às prefeituras de Prados e Resende Costa, no Campo das Vertentes


postado em 19/04/2015 06:00 / atualizado em 22/04/2015 19:07

Ilustração da antiga Fazenda Ponta do Morro, localizada em Prados. Hoje (E), propriedade rural de valor histórico está tomada pelo mato(foto: Divulgação/Ministério Publico de Minas Gerais )
Ilustração da antiga Fazenda Ponta do Morro, localizada em Prados. Hoje (E), propriedade rural de valor histórico está tomada pelo mato (foto: Divulgação/Ministério Publico de Minas Gerais )

Na Semana da Inconfidência Mineira, quando o Brasil celebra a luta pela liberdade, liderada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), o patrimônio deixado pelos conjurados ganha mais um passo para contar mais sobre essa história e ser bem preservado. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), recomendou o tombamento municipal de sítios arqueológicos às prefeituras de Prados – onde estão as ruínas da Fazenda Ponta do Morro, que pertenceu a Francisco Antônio de Oliveira Lopes –, e de Resende Costa, em cujo território se encontram as terras das antigas fazendas Campos Gerais, do inconfidente José de Resende Costa, pai, e da Laje, também de Francisco Antônio de Oliveira Lopes. Os bens culturais estão na Região do Campo das Vertentes.

Segundo o coordenador do CPPC, Marcos Paulo de Souza Miranda, o objetivo é garantir a conservação das ruínas e, futuramente, fazer um roteiro de estudos e também turístico interligando outras propriedades na região, que são a memória viva do movimento ocorrido em 1788-1789. “Nossa proposta é que seja feito um corredor cultural unindo tesouros do século 18, como a fazenda que foi do Padre Toledo, em Tiradentes, e outras de São João del-Rei. São marcos arquitetônicos de um período único da história do Brasil”, disse o promotor de Justiça.


SUPORTE TÉCNICO

Conforme diagnóstico do CPPC/MPMG (veja o quadro), mais de 70% das fazendas que pertenceram aos inconfidentes se encontram em péssimo estado. Muitas propriedades se tornaram ruínas tomadas pelo mato, como a Ponta do Morro, em Prados, e outras nem estão protegidas pelos órgãos do patrimônio. A Varginha do Lourenço, em Conselheiro Lafaiete, que foi de João da Costa Rodrigues, é um importante sítio arqueológico e necessita de vigilância permanente.

Marcos Paulo informa que os estudos pedindo o tombamento das áreas têm suporte técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob coordenação do arqueólogo Carlos Magno Guimarães. Alguns municípios já buscam formas de proteger as propriedades. O chefe de gabinete da Prefeitura de Prados, Reginaldo Nascimento, diz que será feita uma reunião com a atual família de proprietários da Fazenda Ponta do Morro, a quatro quilômetros da sede do município, na Estrada Real, na saída para Tiradentes. “As ruínas, na verdade, são os alicerces da antiga fazenda. O tombamento permitirá a visitação do local, dentro de um roteiro, conforme a proposta do MPMG”, afirma.



Propriedades rurais que pertenceram aos conjurados mineiros


BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO

Fazenda Borda do Campo
» Fica em Antônio Carlos, na Região Central. Propriedade particular, com casarão, capela e colégio, que pertenceu a José Aires Gomes

MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO

Fazenda Engenho Velho dos Cataguás ou Cataguazes
» Localizada em Lagoa Dourada, na Região do Campo das Vertentes, é considerada uma das pérolas do patrimônio inconfidente. Pertenceu a José de Resende Costa, pai. O MPMG instaurou procedimento para restauração do imóvel pela prefeitura local e proprietário

Chácara do Passa-10
» Em Ouro Preto, pertenceu a João Rodrigues de Macedo, que foi proprietário da Casa dos Contos, na mesma cidade

Fazenda do Gavião
» Localizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Pertenceu a José Vieira Couto. Está em ruínas

Fazenda do Registro Velho
» Considerada a mais antiga do Caminho Novo da Estrada Real, a propriedade pertenceu ao padre Manoel Rodrigues da Costa, que hospedou Tiradentes. Será restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Fazenda Ponta do Morro

» Fica em Prados, na Região do Campo das Vertentes. Ruínas tomadas pelo mato

Fazenda dos Caldeirões ou São Julião

» Em ruínas e tomada pelo mato, no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto. A capela da propriedade é alvo de estudos. Pertenceu a José Álvares Maciel e hoje é propriedade particular

VESTÍGIOS

Rocinha da Negra

» Documentos mostram que a fazenda em Simão Pereira, na Zona da Mata, pertenceu a Tiradentes. Da propriedade original ficou apenas um cemitério


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)