(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de casos de dengue avança em BH e Barreiro lidera com 26,2% das confirmações da doença

A capital mineira tem 862 casos confirmados em 2015. A Regional Noroeste tem 146 confirmações, seguida da Região Norte, 113, Oeste, com 101


postado em 17/04/2015 15:40

O número de casos da dengue na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, continua subindo descontroladamente. Em apenas uma semana, 89 pessoas foram diagnosticadas com a doença, passando de 137 para 226 confirmações. A regional tem 26,2% dos casos totais identificados na capital mineira, que já chegam a 862. Como o Estado de Minas mostrou na última segunda-feira, o armazenamento indevido de água por causa da crise de abastecimento nos três primeiros meses de 2015 é o principal causa para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento da enfermidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) divulgou o balanço da dengue nesta sexta-feira. Conforme o levantamento, o Barreiro apresenta 769 notificações da doença, sendo 226 casos confirmados, sendo quatro registros de dengue com sinais de alarme. Em segundo lugar, vem a Regional Nororeste, com 146 confirmações, seguida da Região Norte, 113, Oeste, com 101. A Região Centro-Sul é que apresenta o menor número de casos, 29.

As autoridades ligaram o sinal de alerta principalmente por causa do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na última sexta-feira pela Prefeitura de Belo Horizonte. A pesquisa, realizada em março, mostrou que o índice de infestação de larvas do mosquito está quase três vezes acima do considerado pelo Ministério da Saúde como o máximo para um baixo risco para a ocorrência de epidemia.

A pesquisa, realizada em 49.373 imóveis da capital, revelou que 2,8% dos imóveis pesquisados contam com a presença do mosquito transmissor da dengue. A padronização do Ministério da Saúde aponta que o índice, para ser considerado de baixo risco, tem que ser até 1%. O resultado também identificou que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios.

Mutirões

Todas as semanas, funcionários da PBH fazem a limpeza de lotes vagos, ruas e avenidas visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em 2015, até esta sexta-feira, já foram realizados 50 mutirões na capital. Durante essas atividades foram recolhidas 112 toneladas de materiais e 336 pneus. As próximas ações acontecem nas imediações Centro de Saúde Gentil Gomes e do Centro de Saúde Céu Azul.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)