(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com interdição da cadeia de Barão de Cocais, presos são mandados para Itabira

Presídio Dois Irmãos está proibido, pela Justiça, de receber detentos. Assim, qualquer pessoa presa nas cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais, está sendo enviada para o Presídio de Itabira


postado em 17/04/2015 13:50 / atualizado em 17/04/2015 13:56

Qualquer pessoa presa nas cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e São Gonçalo do Rio, na Região Central de Minas Gerais, está sendo enviada para o Presídio de Itabira em cumprimento à decisão judicial que proíbe entrada de detentos no Presídio Dois Irmãos, em Barão de Cocais. A determinação é da juíza Gisa Carina Gadelha Sabino que acatou denúncia do Ministério Público (MP). Segundo a promotoria, a cadeia tem capacidade para 67 detentos e abriga 218.

A unidade Dois Irmãos está superlotada, por isso cumpre a decisão judicial de não receber mais detentos. Conforme a setença, o estado tem seis meses para retirar todos os presos excedentes da cadeia até que o número chegue a 134, o dobro da capacidade. O estado tem mais 12 meses para deixar o presídio completamente regular, com 67 detentos. Em caso de descumprimento da decisão, a juíza fixou multa de R$100 mil para cada preso que der entrada no presídio após o dia definido por ela.

O MP denunciou os 250% de excesso de albergados no presídio e relatou a falta de água e assistência médica aos presos. De acordo com a promotoria, havia também infestações de doenças, situações de maus-tratos e rebeliões que colocam em risco a vida dos detentos. Cada cela, de cerca de 20 metros quadrados, abriga até 20 pessoas em situação desumana, conforme ação do MP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)