(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de BH diz que falhas em viadutos serão corrigidas imediatamente

Atuando em exercício, Malheiros diz que "não vai deixar por menos" possíveis problemas encontrados nas estruturas. Conforme promotor, Sudecap afirma que pelo menos três viadutos terão que passar por intervenções


postado em 16/04/2015 13:42 / atualizado em 16/04/2015 13:50

Viaduto Monte Castelo, na Região da Pampulha(foto: Marcos Michelin/EM/DA Press)
Viaduto Monte Castelo, na Região da Pampulha (foto: Marcos Michelin/EM/DA Press)

O prefeito de Belo Horizonte em exercício, Délio Malheiros, disse nesta quinta-feira que a prefeitura não vai deixar por menos possíveis falhas encontradas em viadutos na Avenida Pedro I. O caso veio à tona nesta quinta-feira.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) vai apresentar amanhã ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) um relatório que indica problemas em outros três viadutos da Avenida Pedro I: Monte Castelo, Oscar Niemeyer e o elevado da Avenida João Samaha, conforme o promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte.

Ao participar de um evento pela manhã, Malheiros comentou a situação e disse que a Sudecap tem feito vistorias no local e garante que não há nenhum risco de desabamentos das estruturas. “Podemos até ter, segundo o Ministério Público, uma coisa a ser corrigida, mas uma coisa que possa trazer algum desconforto ao motorista que passar com seu carro, assim como aconteceu no Gil Nogueira. Vamos verificar o que o MP disse que encontrou e corrigir imediatamente”, disse.

Nepomuceno ressalta que ainda não teve acesso ao laudo, mas inicialmente a consultoria CGP/RCK, responsável pela apuração, teria entendido que a concepção do projeto precisaria de ajustes. “Vamos receber esse relatório oficialmente amanhã, mas a Sudecap adiantou que eles sofrerão pequenas intervenções, semelhantes ao Gil Nogueira”, explica o promotor, citando o viaduto que precisou ser interditado para obras há cerca de 15 dias. “Não tem risco para a estabilidade da estrutura, mas vai ser (feita) medida corretiva para aumentar a durabilidade da construção”, diz.

Depois do feriado de Tiradentes, na próxima terça-feira, o Ministério Público pretende se reunir com o supervisor da Sudecap para discutir porque a situação das estruturas ainda não havia sido constatada.

O promotor comentou, também, que o Ministério Público tenta há algum tempo celebrar convênio com a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para demandar perícias nas obras quando houver necessidade.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "a empresa contratada apresentou relatório da auditoria que sugere apenas pequenas intervenções nos três viadutos, visando a prolongar a vida útil dos elevados. A PBH esclarece ainda que não existe risco para a estrutura dos viadutos e os mesmos permanecerão operando normalmente em segurança"

O Estado de Minas mostrou em 1º de abril que uma sucessão de erros semelhantes aos da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, que desabou em 3 de julho do ano passado e matou duas pessoas, está ocorrendo em outros elevados. A perícia da Polícia Civil constatou que o projeto da Consol apontou menos aço do que realmente deveria ter na armação do Batalha dos Guararapes, erro que não foi percebido pela Cowan nem pela PBH.

INQUÉRITO
As investigações sobre a queda do Batalha dos Guararapes ainda não foram concluídas. A Polícia Civil tem até dia 4 de maio para encaminhar o inquérito ao Ministério Público e o delegado Hugo e Silva, responsável pelas apurações, informou que vai entregar no prazo.

A Consol informou nesta quinta-feira que foi procurada pela Sudecap sobre as imperfeições dos três novos viadutos que apresentaram problemas, mas não detalhou. A empresa afirma que respondeu a cada questionamento feito pelo órgão municipal sobre cálculos e projetos do Monte Castelo, Oscar Niemeyer e elevado da Avenida João Samaha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)