(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tiradentes restringe veículos no Centro Histórico nos fins de semana e feriados

Prefeitura começa a aplicar a medida amanhã.Turistas precisarão de credencial para chegar às pousadas na área fechada


postado em 16/04/2015 06:00 / atualizado em 16/04/2015 07:19

Saiba como serão as mudanças no trânsito no Centro Histórico de Tiradentes (clique para ampliar)(foto: Arte EM)
Saiba como serão as mudanças no trânsito no Centro Histórico de Tiradentes (clique para ampliar) (foto: Arte EM)

Novos tempos para a turística Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, uma das cidades coloniais de Minas mais visitadas e sempre com boa programação cultural em cartaz. A partir das 8h de amanhã e até meia-noite de domingo, o Centro Histórico será fechado a automóveis e motos, numa iniciativa da prefeitura local que se repetirá, de agora em diante, em todos os fins de semana e feriados. O objetivo, segundo o prefeito Ralph Justino, é proteger o patrimônio datado dos séculos 18 e 19 e proporcionar a quem chega o prazer de conhecer, a pé, igrejas, museus, casario antigo, ruas pavimentadas de pedras, comércio charmoso e restaurantes que fazem a festa para olhos e paladar. Tiradentes é a primeira no estado a adotar tal medida e a segunda no país, pioneirismo que cabe a Paraty (RJ).

A proposta de impedir o trânsito de automóveis no Centro Histórico surgiu há mais de cino anos, quando também começaram os debates para avaliar impactos, efeitos e outras questões. A atual decisão de restringir a circulação veio precedida de discussão com a comunidade e entendimentos com diversas instituições, a exemplo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, explica o prefeito, que lançou a campanha “Viva a história a pé”. O perímetro fechado fica entre as ruas Direita e Padre Toledo (sentido horizontal) e Largo do Sol e Rua da Câmara (vertical). O Largo das Forras, um dos pontos de grande movimento, não está na área vedada aos carros, e o acesso ao núcleo histórico será sempre pela Rua da Cadeia.

A ideia é que, sem o barulho dos motores, o som estridente das buzinas e carros para todo lado, a visita à cidade será realmente “sem atropelos e com mais espaço para caminhar”, diz o prefeito. “Queremos que o passeio seja bem agradável. As pessoas poderão ver os monumentos com calma, admirar os detalhes das construções históricas e curtir melhor a viagem”, defende. Ralph destaca locais importantes que estão na área fechada, entre eles a Matriz de Santo Antônio, uma das joias do barroco, com seu relógio de sol no adro, as igrejas do Rosário e São João Evangelista, os prédios da Cãmara e do Quatro Cantos, e os museus de Padre Toledo, de Sant’Ana e da Liturgia.

Credencial


Nos fins de semana, o Centro Histórico de Tiradentes costuma receber em torno de 600 veículos, volume que atrapalha a circulação dos pedestres e polui a paisagem urbana. Mesmo com a proibição, moradores e visitantes não terão seu sagrado direito de ir e vir limitado. Para quem residente na área, é proprietário de lojas, restaurantes e bares, por exemplo, ou trabalha num desses estabelecimentos comerciais, o acesso é livre, devendo o motorista ter uma credencial concedida pela prefeitura. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida, incluindo cadeirantes, também poderão circular livremente, assim como táxis e as charretes de passeio, uma tradição da cidade.

Os turistas, no entanto, deverão prestar atenção a alguns detalhes para evitar surpresas. Ao fazer a reserva, para fins de semana ou feriados, em pousada localizada na área fechada, o hóspede deverá manter consigo a confirmação ou voucher emitido pelo estabelecimento a fim de apresentá-la ao fiscal, na entrada da cidade. Na hora do check-in na pousada, ele receberá a credencial, com a qual poderá circular na cidade ou visitar lugares distantes. “Se a pessoa for a Bichinhos, por exemplo, poderá ir e retornar a Tiradentes sem problemas, bastando mostrar o documento ao fiscal”, explica a secretária de Cultura e Turismo, M ônica Cardoso.

Para quem ficar em outras áreas e for passear no Centro Histórico, há cinco estacionamentos particulares (veja o mapa) no entorno da região, alguns situados na Avenida Ministro Gabriel Passos. Como parte da campanha, a prefeitura pede aos visitantes que verifiquem nas pousadas e restaurantes a promoção dos serviços de táxi: há uma tarifa promocional válida para uma corrida saindo de pousadas localizadas na zona urbana até o Centro Histórico da cidade (perímetro de fechamento às sextas, sábados, domingos e feriados) e vice-versa.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Corsino, afirma que supressão da circulação de veículos nos centros históricos é sempre bem-vinda. “Acho que ganham todos: os turistas e a cidade”, afirma a museóloga Célia, lembrando que cidades como Tiradentes “não foram feitas para andar de carro”.

 Charretes, táxis, moradores e turistas credenciados poderão circular(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press 27/8/12)
Charretes, táxis, moradores e turistas credenciados poderão circular (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press 27/8/12)


Revitalização do piso começa mês que vem

Em maio, Tiradentes será alvo de uma intervenção urbanística para valorizar ainda mais o patrimônio cultural. Com recursos no valor de R$ 5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES e do governo de Minas, será feita a revitalização do piso de pedras da área agora fechada ao trânsito de automóveis e outros locais, como o Largo das Forras e imediações da Igreja da Santíssima Trindade.

A expectativa é que a obra dure um ano e meio, com acompanhamento de especialistas do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Vamos fazer a obra quarteirão por quarteirão a fim de evitar problemas para moradores e comerciantes. A estação seca, que começa agora, vai permitir que o serviço deslanche”, diz o chefe do Executivo. “O projeto provocará maior harmonia na paisagem. As pedras serão retiradas e, na sequência, feita a compactação do solo para posterior reassentamento das pedras e nivelamento”, explica.

Outra iniciativa fundamental para ordenar o crescimento de Tiradentes e proteger o patrimônio é a elaboração do Plano Diretor do Município, que está pronto e foi feito por equipe da Fundação João Pinheiro. “Com ele, poderemos planejar a cidade para os próximos 10, 15 anos”, afirma o prefeito, que sancionará a lei do Plano Diretor amanhã, no Largo do Ó, durante a solenidade que dá início à Semana da Inconfidência – o ponto alto será na terça-feira, em Ouro Preto, na data (21 de abril) consagrada a Joaquim José da Silva Xavier (1746 a 1792), o Tiradentes. Ainda amanhã, a prefeitura receberá um caminhão de bombeiros adaptado para combate ao fogo no Centro Histórico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)