(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF combate quadrilha que fraudava DPVAT em 33 cidades de Minas

Organização criminosa também agia nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Espírito Santo. Policiais civis e militares, médicos e advogados estão sendo investigados


postado em 13/04/2015 09:54 / atualizado em 13/04/2015 10:33

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta segunda-feira, uma operação para combater uma quadrilha especializada em fraudes no Seguro DPVAT em 33 cidades mineiras e nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Espírito Santo. Segundo as investigações, servidores públicos, policiais civis e militares, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, agenciadores de seguros estão envolvidas no esquema.

Ao todo, os policiais cumprem 229 mandados, sendo 41 de prisão, sete de conduções coercitivas e 61 de busca e apreensão, 12 de afastamentos de cargo público, 51 de sequestro de bens e 57 de afastamentos de sigilo bancário.

Conforme a PF, a quadrilha agia de diversas formas para a obtenção do valor do benefício em nomes de terceiros, que eram envolvidos no esquema sem conhecimento. A ação incluía falsificação de assinaturas, pagamento do seguro em valores expressivos, entre outros.

Montes Claros


Em Montes Claros, no Norte de Minas, um dos municípios onde a organização criminosa agia, uma das primeiras denúncias sobre o caso foi feita pelo juiz Danilo Campos, da 5ª Vara cível da cidade. Ele encaminhou uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal, solicitando a apuração do suposto esquema ao perceber o aumento significativo de ações na Justiça para recebimento do seguro.

Ainda segundo o magistrado, havia indícios evidentes de simulação de lesão com danos às vítimas. Com isso, os suspeitos recebiam o valor do seguro por meio de pedidos protocolados por advogados na cidade. Conforme a denúncia do juiz, a maioria das ações tinha um laudo com a assinatura do mesmo médico. Além disso, agentes de seguradoras e advogados captavam pessoas vítimas de acidentes em hospitais.

Em Montes Claros, estão sendo investigados de 8 e 10 policiais civis, inclusive um delegado, um médico, advogados e agentes. Eles foram conduzidos para delegacia da Polícia Federal do município. Seguradoras que são legalmente constituídas também são alvo da operação. Nesses, locais a PF cumpre mandados de busca e apreensão.

Os investigados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, falsificação e uso de documentos públicos, corrupção ativa e passiva, além de facilitação ou permissão de senhas de acesso restrito a terceiros.

O número total de presos ainda não foi informado e outros detalhes da operação serão divulgados durante uma entrevista coletiva, marcada para 14h30, na sede da PF de Montes Claros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)