(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva de granizo provoca alagamentos e complica trânsito em BH

A Avenida Silviano Brandão, no Bairro Horto, Leste da capital, a água tomou conta da via próxima a Rua Gustavo da Silveira. Quedas de árvores e acidentes também foram registradas


postado em 01/04/2015 14:36 / atualizado em 01/04/2015 16:02

Ver galeria . 20 Fotos Alagamento interrompeu o trânsito na Avenida Silviano Brandão, no Bairro HortoPaulo Filgueiras/EM/D A Press
Alagamento interrompeu o trânsito na Avenida Silviano Brandão, no Bairro Horto (foto: Paulo Filgueiras/EM/D A Press )


Um temporal acompanhado de granizo atingiu várias regiões de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira. A chuva provocou alagamentos, quedas de árvores, acidentes e deixou o trânsito lento. Semáforos ficaram em flash em vias da Região Centro-Sul. Na Avenida Silviano Brandão, no Bairro Horto, região Leste da capital, a água tomou conta da via próxima a Rua Gustavo da Silveira. O mesmo aconteceu na MG-030, no Belvedere. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta nessa manhã para a queda de precipitações com acumulado de 10 a 20 milímetros, acompanhadas de ventos de até 40 quilômetros por hora.

Fez flagrantes da chuva e estragos em seu bairro? Mande para WhatsApp do EM (31) 8502-4023


A situação mais tensa aconteceu na Avenida Silviano Brandão e deixou comerciantes assutados. “Foi tudo muito rápido. O temporal chegou acompanhado com ventos fortes. Os bueiros foram enchendo e a água começou a voltar. O alagamento embaixo do viaduto do metrô chegou a atingir um metro de altura”, afirma José Carlos Paiva, proprietário de uma papelaria na região.

Como a água cobriu as calçadas, os comerciantes bolaram um plano para tentar evitar prejuízos. “Começamos a colocar os produtos no alto. A água chegou até a porta, mas não entrou na minha loja. Foi quase. A sorte que a chuva parou”, comentou Paiva. “Estou com medo. Tinha muito tempo que não acontecia isso aqui”, completou.

Motoristas enfrentaram lentidão na MG-030, no Bairro Belvedere, por causa de um alagamento. Os carros tiveram que diminuir a velocidade para passar por uma grande poça de água marrom perto do BH Shopping.

Pelo menos dois acidentes foram registrados durante a chuva. Na Avenida Antonio Carlos, um carro capotou próximo a entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O veículo ocupa uma das faixas em direção ao Centro de Belo Horizonte. Não há informações de feridos. Na MG-010, outro acidente foi registrado no Bairro Morro Alto, em Vespasiano, na Região Metropolitana de BH. O Corpo de Bombeiros segue para o local para atender às vítimas.

A BHTrans também registrou batidas na Rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, e no cruzamento entre as ruas Eurico Gaspar Dutra com Haiti, no Bairro Belvedere. As ocorrências deixaram o trânsito lento na região.

Sinais estragados ainda provocam congestionamentos e deixam motoristas desorientados. No cruzamento entre a Avenida Getúlio Vargas com Rio Grande do Norte, o semáforo ficou apenas com a luz vermelha. Alguns condutores se arriscaram e passaram com o sinal fechado. Também há equipamentos em flash na Getúlio Vargas com Alagoas, Curitiba com Álvares Cabral, e outro na Rua Júlio Mesquita com Rua Paulínia, no Barreiro.

Quedas de árvore foram registradas na Rua Pitangui, no Bairro Horto, e na Avenida dos Andradas, no Bairro Alto Vera Cruz. Os troncos impedem o trânsito nas duas vias. Os bombeiros seguem para os locais onde vão fazer a poda.

Meteorologia

A chuva de granizo foi registrada, principalmente, nas regiões Centro-Sul e Oeste da capital. De acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas Tempo/Clima, a elevação da temperatura e a alta umidade causaram pancadas de chuva também nas regiões Leste, Norte e Pampulha. O acumulado ficou entre 30 e 40 milímetros para esta quarta-feira.

Na terça-feira, a temperatura durante o início da tarde era de 30º centígrados e, nesta quarta-feira, de 27º. Em Minas Gerais, a chuva foi registrada na Região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e na Região Noroeste.

Conforme o meteorologista Heriberto dos Anjos, a previsão é que a chuva continue amanhã e diminua na sexta-feira. “Ainda hoje pode chover mais à noite. A chance diminuiu, mas teremos possibilidades de mais chuvas isoladas ainda hoje e até a sexta-feira”, revela.

Repercussão nas redes sociais

Por meio das redes sociais, os internautas relataram a queda de pedras de gelo na Pampulha, Bairro Santo Agostinho, Centro de BH, e Belvedere. “Atenção, chuva forte de granizo na região da Pampulha!!”, alertou Lipegalo. “Chove granizo no Belvedere”, comentou Gilnei Fonseca. “Chuva de granizo no Centro”, disse Reji Viegas.

Outras pessoas se mostraram surpresos com o temporal. “Nossa, que chuvão em BH. Agora está assim, demora a chover e vem com tudo. Semana passada choveu até granizo”, afirmou Débora Vieira. “Chuva forte já atinge diversos bairros da capital. Há registro de raios, trovoadas e queda de granizo”, disse. “Chuva Louca em BH”, comentou Verônica Soares.

Veja flagrantes enviados por internautas do em.com.br









receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)