(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BHTrans cria desvios para a interdição do Viaduto na Avenida Portugal; Veja

A interdição do Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, em Venda Nova, será feita às 23h55 de quinta-feira. A previsão é que ele seja liberado na tarde de domingo


postado em 31/03/2015 17:43

Ver galeria . 4 Fotos Paulo Filgueiras/EM DA Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press )

As obras para reparar o Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, em Venda Nova, vai causar mudanças no trânsito na região. A interdição do elevado será feita às 23h55 de quinta-feira. A previsão é que ele seja liberado na tarde de domingo. Nesta terça-feira, técnicos da Cowan, responsável pela estrutura, começaram a montagem de andaimes no local para fazer os serviços visando o conserto do desnível de 2,5 centímetros que surgiu nos pilares.

Por causa das obras, a Avenida Pedro I, entre os viadutos Niemeyer e o Gil Nogueira, além do elevado que apresentou os problemas, serão interditados nos dois sentidos. Por causa disso, segundo a BHTrans, a Rua Irlanda, entre Avenida Portugal e Rua Sãozinha Baggio Coutinho; a Rua São Miguel, entre Rua Maria Moreira Reis e Praça Três Poderes, terão o sentido de circulação invertido. Serão implantados semáforos na Avenida Portugal, entre ruas Jamaica e Irlanda; e na Rua São Miguel, entre Praça Três Poderes e Rua Jamaica.

Os motoristas que seguem no sentido Centro/Venda Nova deverão acessar Alça do Viaduto Oscar Niemeyer - sentido Avenida Portugal (lateral da Estação Pampulha), Rua Irlanda, Rua Sãozinha Baggio (à esquerda), Av. Pedro I (à direita).  Quem segue no sentido Centro/Céu Azul deve passar pela Alça do Viaduto Oscar Niemeyer - sentido Avenida Portugal (lateral da Estação Pampulha), Rua Irlanda, Rua São Miguel, Rua Professor Hermínio Guerra, Rua Monte Castelo (à esquerda), Viaduto Monte Castelo, Rua Monte Castelo, Rua Deputado Anuar Menhem.

Para seguir de Venda Nova em direção ao Centro de BH, os condutores devem acessar a Avenida Pedro I, Alça do Viaduto Gil Nogueira para acesso à Avenida Portugal, 1º retorno (à esquerda) da Avenida Portugal, Rua Cheick Nagib Assarauya, Avenida Pedro I.

As linhas linhas 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças), 614 (Estação Pampulha/ Céu Azul A), 615 (Estação Pampulha/ Céu Azul B), 616 (Estação Pampulha/ Céu Azul C), 618 (Estação Pampulha/ Jardim Leblon) e 643 (Estação Pampulha/ Copacabana via Monte Carmelo) terão o itinerário alterado. Pontos de embarque e desembarque serão desativados e outros pontos serão criados nos desvios. AS mudanças podem ser vistas no site da BHTrans.

Investigação

O Ministério Público de Minas Geras vai investigar o problema estrutural detectado no Viaduto Gil Nogueira. O promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, informou, nesta terça-feira, que enviará um pedido de informações à administração municipal sobre o desnível apresentado no elevado, além de solicitar a um perito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea) um posicionamento a respeito do caso. Depois de pronto, o material será juntado ao inquérito que apura irregularidades nas obras do BRT, já em andamento. Outro procedimento em curso no MP é a queda do Viaduto Batalha dos Guararapes, em 3 de julho do ano passado.

Vistoria

Militares do Corpo de Bombeiros vistoriaram o viaduto e descartaram o risco de queda. Operários da Cowan começaram a montar andaimes para as obras no elevado. Eles estão preparando o material para reforçar a estrutura. Técnicos afirmam que é preciso fazer a “colocação de aparelhos de apoio adicionais, de forma a garantir uma melhor distribuição dos esforços na estrutura”. Em nota, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) também reiterou a informação de que não há risco do viaduto cair.

As obras para reforço da estrutura serão realizadas no próximo final de semana, entre 0h de sexta-feira, dia 3 de abril, e meia-noite de domingo, dia 5. Ainda não foi divulgado um esquema para o trânsito na região durante a interdição.

Lacerda admite erro

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), admitiu na manhã desta terça-feira que houve erro na construção do viaduto Gil Nogueira. " A empresa que construiu disse que houve problema. A que executou (empresa) disse que houve problema de projeto. A perícia que será feita vai determinar isso", afirmou o prefeito.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)