(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Radares de avanço são flagrados emitindo flash com semáforo aberto em BH

Motoristas relatam que isso acontece em ao menos dois pontos da Avenida Afonso Pena. Apesar disso, BHTrans diz que os detectores só multam quando o sinal está fechado para o trânsito


postado em 31/03/2015 15:39 / atualizado em 31/03/2015 16:44

Motoristas que passam pela Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Belo Horizonte, relatam ao em.com.br que estão apreensivos com a possibilidade de receber multas por infrações que não cometeram. Segundo eles, câmeras de avanço de sinal instaladas ao longo da avenida estão fotografando os veículos que passam pelos semáforos mesmo quando eles estão com a luz verde acesa. De acordo com a BHTrans, neste caso o risco de multa não existe, pois apesar de ser possível ver os flashs, os detectores só registram a multa quando a luz do sinal está vermelha.

Em pelo menos dois pontos da Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Cláudio Manoel, na Savassi; e Rua dos Tupinambás, no Centro da capital, motoristas flagraram o momento em que as câmeras fotografam os veículos que passam pelo semáforo com a luz verde. As pessoas na avenida ficam incomodadas com o registro, com a sensação de que foram multadas injustamente.



“Esse vídeo foi feito nesta terça-feira, mas isso acontece há alguns dias e é um absurdo. Quando os veículos passam pelo semáforo o radar começa a multar. A gente se sente impotente, afinal fazemos a coisa certa, que é esperar o sinal abrir, e pelo visto estão considerando isto uma infração”, diz o motorista Hallen Filipe.

Em nota, a BHTrans informou que o sistema dos detectores de avanço do sinal do semáforo só é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Caso o sinal esteja com o foco amarelo ou verde acesos, o detector não é acionado.

Ainda conforme a BHTrans, no caso exibido nos vídeos, o flash do equipamento estava disparado enquanto o semáforo estava verde, mas o equipamento não estava registrando infrações. A legislação de trânsito brasileira exige que a imagem registrada pelo equipamento contenha as informações do veículo (placa, marca e modelo), a faixa de retenção e o foco vermelho do semáforo. Se esses elementos não estiverem presentes na imagem registrada, a multa não é processada.

COMO FUNCIONAM OS DETECTORES

• O sistema é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Se o foco estiver amarelo ou verde, o detector não é acionado.

• O motorista deve dar passagem aos veículos em situação de emergência normalmente. O sistema possui recursos que permitem a interpretação de todo o contexto do local fiscalizado.

• Os detectores não fiscalizam entre 0 hora às 5h da manhã. Nesse período os equipamentos operam apenas para efeito de controle estatístico e avaliação da segurança do trânsito no local.





Esses vídeos foram enviados para o Whatsapp do em.com.br pelos leitores Hallen Filipe e Arthur Souza. Se você fez alguma imagem desse ou de outros flagrantes, envie para o Whatsapp do em.com.br no número (31) 8502-4023


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)