(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operários montam andaimes para obras no Viaduto Gil Nogueira, na Av. Portugal

A estrutura sofreu um desnível de 2,5 centímetros, conforme informou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e vai precisar de 'aparelhos de apoio adicionais'


postado em 31/03/2015 10:00 / atualizado em 31/03/2015 17:23

Ver galeria . 4 Fotos Paulo Filgueiras/EM DA Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press )

Operários da Cowan começaram a montar, na manhã desta terça-feira andaimes para as obras no Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, Região da Pampulha. Eles estão preparando o material para reforçar a estrutura que sofreu um desnível de 2,5 centímetros, conforme informou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Segundo a superintendência, uma vistoria mostrou a necessidade de “colocação de aparelhos de apoio adicionais, de forma a garantir uma melhor distribuição dos esforços na estrutura".

De acordo com a Sudecap, não existe risco para a estrutura do viaduto que, com a intervenção prevista, permanecerá operando em segurança. O empresário Maurício Lana, dono da Consol Engenheiros, empresa que projetou os viadutos, também garante que não há risco de desabamento. “O viaduto não corre risco de cair. Houve um erro de execução do projeto. Falta de zelo do executor na análise do projeto”, alfinetou.

“Ocorreu que os aparelhos de apoio (estrutura de sustentação) foram colocados de forma inadequada. Deveriam ter sido colocados debaixo das vigas longitudinais principais. No entanto, foram colocadas um pouco para fora e, consequentemente, aumentou o esforço de flexão na viga transversal, causado assim as fissuras”, explicou.

Lana ainda lembrou que a construção do Gil Nogueira, assim como o Montese e o Batalha dos Guararapes, não contou com a presença de consultor de apoio técnico, devido ao fim de contrato da Consol com a PBH. Na Construtora Cowan, executora da obra, ninguém foi encontrado ontem para falar sobre o problema.

As obras para reforço da estrutura serão realizadas no próximo final de semana, entre 0h de sexta-feira, dia 3 de abril, e meia-noite de domingo, dia 5.

(Com Landercy Hemerson e João Henrique do Vale)

(foto: Arte / Soraia Piva)
(foto: Arte / Soraia Piva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)