(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda cria projeto para doação de imóveis públicos para Fundo de Desenvolvimento Social

Se aprovado pelos vereadores de Belo Horizonte, os imóveis darão lugar a moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Matéria foi enviada nesta segunda-feira à Câmara


postado em 30/03/2015 15:36

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte devem começar, nos próximos dias, a análise de um projeto de Lei de autoria do prefeito Marcio Lacerda (PSB). A matéria foi enviada nesta segunda-feira para a Casa. Ela autoriza o município a doar imóveis públicos de sua propriedade para o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e a famílias residentes na capital há, no mínimo, cinco anos, indicadas pelo Ministério das Cidades e selecionadas pelo município. Os imóveis darão lugar a moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A PBH não soube informar quais os imóveis públicos que estão na lista para serem doados. O projeto de lei altera e amplia a lei 9.814/2010 que já permite a doações de bens imóveis do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal, para a construção de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a proposta do Executivo, a doação fica condicionada à destinação de, no mínimo, 50% das unidades habitacionais construídas às famílias já contempladas no Orçamento Participativo da Habitação (OPH).

Para Frei Gilvander Luíz Moreira, assessor da Comissão Pastoral da Terra, e representante das ocupações, a capital mineira tem um deficit em moradias. “Estima-se que este deficit é acima de 150 mil moradias. Acrescendo o número de famílias que não estão suportando mais viver de aluguel e viver de favor. Por isso, estão indo para as ocupações”, afirmou.

Sobre o projeto de lei, Frei Gilvander não quis comentar. “Acho muito cedo para falar sobre isso. Ainda não tenho conhecimento sobre o caso. O que posso dizer é que a situação de hoje é insuportável”, disse.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal o projeto está em fase de instrução. Nesta etapa, serão definidos os parâmetros da para a tramitação, como quais e quantas comissões terá que passar antes de ser aprovado ou não pelos vereadores. Passando pelo crivo das comissões, ainda terá que ser aprovado em plenário, em segundo turno, pelos parlamentares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)