(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Servidores estaduais da saúde dão início à paralisação em Belo Horizonte

Categoria cobra reajuste salarial e melhores condições de trabalho


postado em 30/03/2015 09:10 / atualizado em 30/03/2015 11:01

Manifestação deixou trânsito lento da Região Hospitalar, na capital(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Manifestação deixou trânsito lento da Região Hospitalar, na capital (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Servidores da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) começaram nesta segunda-feira uma greve por tempo indeterminado. Inicialmente, as atividades foram paralisadas parcialmente nos hospitais João XXIII, Alberto Cavalcanti, Eduardo de Menezes e na Maternidade Odete Valadares. Todas as unidades estão em Belo Horizonte e, de acordo com Carlos Augusto dos Passos Martins, coordenador da Associação Sindical dos Trabalhadores em hospitais de Minas Gerais (Asthemg), o movimento pode afetar o interior do estado.

Na manhã de hoje, os trabalhadores se concentraram em frente à portaria principal do Hospital João XXIII, na Avenida Alfredo Balena, onde realizaram uma manifestação e fecharam a pista no sentio Centro, deixando o trânsito lento na região, segundo a BHTrans.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES A categoria pede reposição da inflação dos últimos três anos, o que representaria um reajuste salarial de 15% a 20%, segundo cálculos do sindicato. Os servidores também cobram do governo melhores condições de trabalho e Carlos Augusto denuncia falta de medicamentos e de equipamentos nas unidades de saúde.

Com a paralisação, os locais com pacientes internados ou de atendimento de urgência e emergência funcionam com escala mínima de servidores de 30% e 50%.

Asthemg informou vai o comando da greve que vai se reunir com o governo de Minas nesta segunda-feira, às 14h, na Cidade Administrativa, porém a Fhemig ainda não confirmou o encontro. O órgão informou também que vai divulgar nesta tarde um balanço da adesão dos trabalhadores à greve.

Com informações de João Henrique do Vale
Ato em frente ao Hospital João XXIII(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Ato em frente ao Hospital João XXIII (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)