(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cine Santa Tereza deve ser reaberto somente em agosto deste ano

A Prefeitura ainda faz os últimos levantamentos para abrir a licitação para compra de equipamentos de som, luz e de projeção e para escolha da empresa que administrará o café


postado em 25/03/2015 15:03 / atualizado em 25/03/2015 15:30

Ver galeria . 9 Fotos Imagens do interior do Cine Santa Tereza feitas em agosto de 2014Jair Amaral/EM/D.A Press
Imagens do interior do Cine Santa Tereza feitas em agosto de 2014 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )

Moradores do Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, e de outras áreas da cidade ainda terão que esperar para ver o novo Cine Santa Tereza. O imóvel vai dar lugar ao Centro Cultural Santa Tereza, mas ainda não tem data para a inauguração. A Prefeitura ainda faz os últimos levantamentos para abrir a licitação para compra de equipamentos de som, luz e de projeção e para escolha da empresa que administrará o café, construído no local. A previsão, segundo José Ricardo da Costa Miranda Júnior, diretor do museu da imagem e do som da Fundação Municipal de Cultura, é que a abertura aconteça em agosto.

As obras de restauração do prédio, que é da década de 1940, teve fim em agosto de 2014, onze anos depois de ser incluída no Orçamento Participativo. Porém, a licitação para compra de equipamentos ainda não foi lançada. “Estamos fazendo todos os levantamentos para fazer a licitação. Já estamos em um período um pouco mais avançado. Temos que fazer algumas aprovações específicas relativas a equipamentos que estão sendo revistos. São pormenores, mas que demanda tempo. Acredito que nos próximos dias ela deve ser publicada, porém não tem como fazer uma previsão”, comentou José Ricardo.

Mesmo com o fim da restauração, alguns ajustes ainda estão sendo feitos, principalmente, no cinema. “Tem alguns detalhes a serem feitos. Lá foi planejado, inicialmente, como Centro Cultural. Por isso, estão sendo feitas adaptações para ser cinema, questão que teve muito debate”, afirma o coordenador. Os acertos são realizados na acústica, iluminação, e infraestrutura. “Tem que levar em consideração que está tudo ligado. Por isso, quando tem que mexer em um, precisa-se mexer no outro, consideravelmente”, explica.

A previsão para a reabertura do imóvel é agosto deste ano. “É uma aproximação, existe sim a possibilidade de se abrir neste período, mas claro que diversas pequenas questões podem adiantar ou atrasar um pouco. Posso garantir que neste ano, com certeza, vai reabrir”, afirma o diretor do museu da imagem e do som.

A restauração do prédio começou no início de 2013 e sofreu dois atrasos no cronograma de entrega. Custou R$ 1,7 milhão e foi patrocinada pela mineradora Vale, em contrapartida às obras de modernização da linha férrea entre os bairros Horto, na Região Leste da capital, e General Carneiro, em Sabará, região metropolitana. A prefeitura deve investir mais R$ 1,5 milhão em infraestrutura e equipamentos.

As características arquitetônicas do espaço interno foram preservadas, mas houve pequenas alterações. A sala de cinema, por exemplo, foi construída na parte de cima, onde ficavam os antigos camarotes. A laje foi expandida, criando um segundo piso. O espaço multiuso, onde era a antiga sala de exibição, no andar térreo, ganhou piso reto e recebeu janelas feitas com tijolos de vidro vazados para ventilação e iluminação. O ambiente interno, que era todo pintado de preto, recebeu branco no teto e marfim nas paredes. O hall de entrada e o café ganharam uma cor mais alegre, de cerâmica.

Rampas e banheiros adaptados para cadeirantes foram construídos, assim como uma plataforma para acesso dos mesmos ao segundo andar. A fachada do prédio é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio e as características do arquiteto italiano Rafaello Berti, em estilo art-déco, foram preservadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)