(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva causa inundações, quedas de árvores e complica trânsito em BH

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) aumentou de 40 milímetros para 70 milímetros o acumulado de água que deve cair na capital mineira até terça-feira. Em Contagem, uma mulher teve a casa inundada pela chuva


postado em 23/03/2015 17:59 / atualizado em 23/03/2015 20:03

Congestionamento é registrado em várias vias de Belo Horizonte nesta noite(foto: Reprodução/BHTrans)
Congestionamento é registrado em várias vias de Belo Horizonte nesta noite (foto: Reprodução/BHTrans)

A chuva que atinge Belo Horizonte e região metropolitana na tarde e início de noite desta segunda-feira causa vários transtornos para a população e deixa a volta para casa ainda mais complicada. O Corpo de Bombeiros registrou inundações, quedas de árvores e acidentes. As ocorrências aliadas ao grande número de veículos causam congestionamentos em várias vias. Em Contagem, uma mulher teve a casa invadida pela água, que levou entulhou e causou pânico pela força e velocidade da inundação.

Manuella Goulart, de 58 anos, cuidava da neta, de 4 anos, quando a chuva arrombou a porta de casa e subiu quase um metro dentro da residência. "Era muita sujeira e entulhos. Nunca vi nada igual na minha vida. Moro há 25 anos aqui e isso nunca aconteceu. Foi um susto tremendo", revela lembrando os momentos de desespero.

Segundo Manuella, a inundação só começou a baixar quando a água derrubou o muro da casa e desceu em direção a um  córrego próximo. "Ela levou todos os meus bichinhos. Galinhas, pintinhos. Nem sei onde está minha cachorra", conta com pesar. A garagem também foi danificada pela enxurrada. Dona Manuella, que tem problemas de saúde, ligou para o Corpo de Bombeiros e relatou o medo no momento da chuva. A corporação enviou duas viaturas para atender a ocorrência e, no momento, familiares ajudam na limpeza do imóvel.

Militares do Corpo de Bombeiros também atuaram em uma ocorrência de inundação na BR-381, onde uma mulher foi resgatada de dentro do carro por outras pessoas, no Bairro Industrial, em Betim.

Nesta manhã, o temporal causou alagamentos na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, que chegou a deixar pessoas presas em carros. O muro de uma casa foi derrubado no Bairro Palmeiras, na Região Oeste. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) aumentou de 40 milímetros para 70 milímetros o acumulado de água que deve cair na capital mineira até terça-feira.

Acidentes deixam o trânsito lento em dois trechos da Avenida Amazonas no Centro de Belo Horizonte. No cruzamento com rua São Paulo em direção a Praça Sete, e no encontro com Rua Araguari. As duas vias foram liberadas por volta de 15h50 e 17h20, respectivamente. Porém, ainda há congestionamentos no trecho.

Segundo a BHTRans, também há registro de trânsito intenso na Avenida do Contorno no cruzamento com Prudente de Morais, na Raja Gabáglia em direção ao Centro de BH, na Avenida Afonso Pena, entre Caetés e Amazonas, no sentido Rodoviária / Bairro Mangabeiras, na Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Outra situação que complica o trânsito é a queda de árvores. Troncos caíram na Rua Pérola, no Bairro Santa Maria, na Região Centro-Sul de BH. Militares do Corpo de Bombeiros tentam fazer o corte da planta e desobstruir a via. Mais cedo, uma árvore caiu na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na altura do Bairro Sion, o que causou congestionamentos.

O temporal que atingiu a capital mineira e cidades da região metropolitana causou estragos e sustos. Na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek , no Bairro Camargos, Região Oeste, um carro ficou preso em uma inundação com passageiros dentro. Os Militares do Corpo de Bombeiros chegaram no local, mas as vítimas deixaram o veículo sozinhas depois que a água abaixou.

Na mesma região, o morador de uma casa teve prejuízos. A força da água derrubou um grande muro no Bairro Palmeiras. O imóvel fica numa descida, na Rua Canoas, atrás de dois lotes. Segundo os moradores, o imóvel sempre recebe toda a água que escoa dos terrenos e desta vez a estrutura não suportou. O filho da proprietária conta que a mãe estava em casa no momento da queda e se assustou com o barulho. “É um muro muito grande. Por sorte, ninguém se feriu”, diz. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação.

Previsão

A chuva registrada em Belo Horizonte nesta segunda-feira é causada pela atuação de áreas de instabilidade acentuadas pela passagem de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste do Brasil, principalmente entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), A temperatura em BH ficou entre os 18 e 27.2C°.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta sobre a possibilidade de chuva entre 20mm e 40mm até ás 8h de terça-feira. Porém, durante a tarde o órgão aumentou a previsão para 70 mm. O temporal pode ser acompanhado de raios e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.

Nos próximos dias, a chuva deve dar uma trégua. “Essa frente fria perde força e a partir de quarta-feira não teremos mais chuvas na capital e região metropolitana ao longo da semana. A previsão é de que o céu fique parcialmente nublado e o tempo fique estável até o fim de semana, com temperaturas chegando no máximo aos 30°C”, disse o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)