(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Integrantes do Ballet Jovem protestam em frente ao Palácio das Artes

Grupo teve suas atividades encerradas repentinamente neste semana, assim como a Big Band do Palácio das Artes


postado em 06/03/2015 13:07 / atualizado em 07/03/2015 20:12

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

Integrantes do Ballet Jovem do Palácio das Artes protestam em frente à sede da Fundação Clóvis Salgado (FCS), na Avenida Afonso Pena, na tarde desta sexta-feira. Eles se manifestam contra o fim do grupo profissionalizante, que está há oito anos em atividade.

Leia mais: Ballet Jovem Palácio das Artes é extinto


Vestidos de branco e segurando cartazes, eles gritam palavras de ordem em frente ao P.A. Sapatilhas de balé foram deixadas na calçada. Dentro do prédio, o presidente da Fundação, Augusto Nunes-Filho, está conversando com o maestro Nestor Lombida, regente da Big Band, e pessoas ligadas ao corpo de baile. É a primeira vez que o presidente recebe representantes das companhias.



Leia mais: Big Band do Palácio das Artes chega ao fim um dia depois do Ballet Jovem

ENTENDA O CASO Na quarta-feira, os membros do Ballet Jovem do Palácio das Artes foram surpreendidos com a notícia de que as atividades da companhia seriam encerradas por falta de captação de recursos. Em nota oficial divulgada pela assessoria da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho confirmou a extinção do grupo. "O Ballet Jovem Palácio das Artes é um projeto financiado por mecanismos de incentivo à cultura, a exemplo da Série Concertos no Parque, do FestCurtasBH e das temporadas de ópera. Infelizmente, apesar dos nossos esforços, não houve captação de recursos suficientes para a manutenção desse projeto".

Na quinta-feira, foi a vez da Big Band do Palácio das Artes ter as atividades encerradas. Apesar de não haver nenhum pronunciamento oficial por parte da Fundação, a informação foi confirmada pelo coordenador artístico do grupo, Thiago Nunnes, e pelo maestro Nestor Lombida Hunt. ''Nós procuramos o diretor e eles nos deu a justificativa da falta de verba e de patrocínio'', informou Thiago.

O Ballet Jovem era um projeto de extensão curricular. Ao longo dos oito anos de atividades, contribuiu para a formação de novos bailarinos. Estar no Ballet Jovem era oportunidade para jovens a partir de 15 anos terem a vivência de uma companhia profissional. Já a Big Band era um dos projetos da Diretoria de Ensino do Cefar. Há nove anos em atividade, o grupo revelou talentos na área da música e já se apresentou com a Orquestra Sinfônica e Filarmônica, recebeu convidados internacionais e tem dois discos gravados.

(foto: Leandro Couri / EM/D.A PRess)
(foto: Leandro Couri / EM/D.A PRess)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)