(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 200 agressores de mulheres são monitorados por tornozeleiras em BH

Número representa 1,8% das medidas protetivas que vigoram na capital mineira para proteger as mulheres vítima de violência


postado em 06/03/2015 10:53 / atualizado em 06/03/2015 10:57

Em Belo Horizonte, 214 homens com histórico de violência e agressão a mulheres são monitorados com tornozeleiras eletrônicas. Os casos representam 1,8% das 11,7 mil medidas protetivas que vigoram na capital mineira para evitar a aproximação de ex-maridos, companheiros e namorados violentos.

Os números foram divulgados em uma coletiva na manhã desta sexta-feira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para marcar a mobilização do Judiciário para agilizar as ações, reduzindo o acervo processual de BH, que hoje é de 49,5 mil feitos entre ações penais e medidas protetivas.

“O uso de tornozeleiras é determinado quando esses homens desrespeitam a medida protetiva”, informa Relbert Thinaidre Verli, juiz da 13ª Vara Criminal, especializada em crimes da Lei Maria da Penha.

A desembargadora Evangelina Castilho Duarte, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar trabalha neste momento para a disponibilização pela Justiça Estadual do “aplicativo do pânico”, por meio do qual as mulheres sob a medida protetiva podem acionar o aparato policial toda vez que identificarem a aproximação dos agressores. “Para a implantação desse aplicativo, que já funciona em dois estados brasileiros, dependemos de parceiros e também da adesão de uma empresa de telefonia”, diz ela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)