(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação combate retirada ilegal de água na Bacia do Rio Paraopeba

Ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente fiscaliza cerca de 200 pontos de captação em Igarapé e Mateus Leme


postado em 04/03/2015 10:56 / atualizado em 04/03/2015 11:25

Atividades irregulares são, em sua maioria, de hortigranjeiros que interceptam rios sem licenciamento(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Atividades irregulares são, em sua maioria, de hortigranjeiros que interceptam rios sem licenciamento (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Duas equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vistoriam na manhã desta quarta-feira cerca de 200 captações de água na Bacia do Rio Paraopeba, em Igarapé e Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para coibir a retirada ilegal de água e outorgas em desconformidade com a concessão estadual.

Os rios fiscalizados abastecem o Sistem Serra Azul, responsável por 8% da água fornecida a Belo Horizonte e o mais fragilizado pela escassez hídrica, atualmente dispondo de apenas 7% de seu volume captável. As atividades irregulares são, em sua maioria, de produtores rurais que interceptam rios sem licenciamento.

Desde a última sexta-feira foram 33 empreendimentos autuados na operação que se iniciou depois de a reportagem do Estado de Minas mostrar, no último dia 22, o descontrole das outorgas em Minas Gerias e a farra das captações clandestinas. Um dos primeiros terrenos fiscalizados foi uma plantação de jiló e abóbora em Igarapé (foto), que tinha outorga de uso insignificante (até 1 l/s), mas faz captação de cerca de 5l/s.

Sem controle

Retirada irregular de água agrava crise hídrica na Grande BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Retirada irregular de água agrava crise hídrica na Grande BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A retirada desenfreada e irregular de água dos rios antes da captação para abastecimento humano agrava a crise hídrica que afeta a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação provocou a redução da vazão do Rio das Velhas em 10 vezes, passando de uma média de 80m3/s para 7,7m3/s, antes do ponto de captação de tratamento, em Nova Lima, de acordo com a Copasa.

Levantamento feito pelo EM em 500 documentos com as portarias de concessão de uso de água do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima mostra que somente as outorgas legais para mineração, irrigação, indústria e abastecimento tiram, desde 2010, 2.345,69 litros por segundo (l/s) do rio.

O volume corresponde a 40% dos 5.824 l/s outorgados à Copasa – suficientes para abastecer 650 mil pessoas – e mostra distorções que indicam captações sem licença. Caso da cidade de Rio Acima, que oficialmente consome apenas 4l/s, mas pelo menos 10 empresas de perfuração de poços artesianos da região afirmam abrir média de seis poços por semana. Até a prefeitura capta água sem outorga do Igam.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)