(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em um mês, Minas apresenta redução de apenas 7,4% no consumo de água

Desde que campanha foi lançada, a expectativa era de que a economia fosse de 30%. Caso o quadro se mantenha, Sistema Paraopeba pode entrar em colapso em junho


postado em 03/03/2015 13:16 / atualizado em 03/03/2015 14:24

Reservatório Serra Azul, um dos que abastecem a Região Metropolitana de BH(foto: Túlio Santos/EM/D.A/Press)
Reservatório Serra Azul, um dos que abastecem a Região Metropolitana de BH (foto: Túlio Santos/EM/D.A/Press)
Minas Gerais vive uma das secas mais intensas de sua história. A crise hídrica obrigou várias cidades a adotarem o rodízio do uso de água ou até mesmo um sistema mais rigoroso de racionamento. Porém, o mês de fevereiro trouxe um pequeno alívio aos reservatórios que abastecem a Região metropolitana de Belo Horizonte e nesta terça-feira, a Copasa confirmou que houve economia de 9,4% do uso de água durante o primeiro mês de campanha para a redução de consumo. Em todo o estado, a redução foi de 7,4% em 30 dias.

Conforme a Copasa, se este índice de redução se manter e o volume de chuvas não superar o de 2014, o Sistema da Bacia do Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana, entre em colpaso entre junho e julho. Apesar disso, a empresa reconheceu o esforço dos mineiros para economizar durante o mês de fevereiro, que é um mês atípico por causa do carnaval.

A expectativa é de que quando o cliente receber a fatura de março, que representa o consumo referente a fevereiro, ele possa fazer uma análise de suas ações voltadas para o uso racional da água.

Desde que o risco de desabastecimento se tornou realidade na Grande BH, o Jornal Estado de Minas realizou um especial de reportagens sobre a crise hídrica. Inúmeros flagrantes foram enviados ao EM com a #EssaÁguaNãoéSÓSua.

Confira a série de reportagens do Jornal Estado de Minas
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)