(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros resgatam 22 turistas que ficaram ilhados em cachoeiras da Serra do Cipó

As vítimas foram surpreendidas pela cheia dos mananciais provocada pela chuva


postado em 01/03/2015 19:50 / atualizado em 01/03/2015 21:14

O temporal que caiu na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, deixou turistas ilhados em duas cachoeiras. Dois grupos distintos de 11 pessoas cada se divertiam nas cachoeiras da Farofa e Canyon na tarde deste domingo quando os mananciais encheram e inundaram as trilhas usadas para retornar para a cidade. Três viaturas do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros foram para o local e os militares conseguiram fazer o resgate. Ninguém ficou ferido.

Os militares foram acionados por uma policial militar que fazia trilhas de bicicleta na região. “A sargento nos informou que passou pela trilha e atravessou o rio da Farofa. Quando foi retornar, por volta das 14h, a água tinha inundado o caminho. Por causa do risco, não quis atravessar”, explica o tenente Paulo Sávio Xavier Ferreira.

Militares do 3º Batalhão dos Bombeiros seguiram para a região da Serra do Cipó em três viaturas, duas seguiram para Cachoeira da Farofa e uma para a Canyon. “Usamos técnicas terrestre de salvamento. Passamos uma corda pelo rio e um militar fez a transposição das vítimas por ela. Além das pessoas, também conseguimos pegar todo o material levado pelos turistas, como bolsas e até bicicletas”, afirma Ferreira.

Todas as vítimas, a maioria jovens, foram levados para um local seguro. Ninguém sofreu ferimento. Conforme o tenente, elas não conseguiriam voltar para a cidade sem acionar o socorro. “Não tinha como fazer a transposição do rio sem uma equipe de resgate. Ele estava muito cheio. Mesmo estando baixo, não é aconselhável atravessar por causa do risco da correnteza, que é muito forte”, comentou.

O Corpo de Bombeiros faz um alerta para evitar este tipo de ocorrência. “A primeira orientação é não ir para lugares deste tipo desacompanhados de uma pessoa que não conhece a região, pois, às vezes, as pessoas tentam fazer trilhas e caminhadas, mas ficam perdidas. A segunda orientação é em caso de acontecer tromba d'água procurar um lugar seguro e acionar o socorro. E, o mais importante, nunca deve transpor o rio”, alertou Ferreira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)