(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins fecha por causa do mau tempo e passageiros enfrentam transtornos

Por causa do mau tempo, pousos e decolagens ficaram suspensos nesta madrugada. Pelo menos oito voos foram cancelados e 5 sofreram atrasados


postado em 28/02/2015 07:37 / atualizado em 01/03/2015 16:59

Painel de partidas do aeroporto mostra os voos atrasados(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
Painel de partidas do aeroporto mostra os voos atrasados (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)

Passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltam a ter transtornos por causa do mau tempo. Desde a madrugada deste sábado, o terminal está fechado para pousos e decolagens. Voos foram cancelados e outros estão atrasados. Por causa disso, várias pessoas ficaram revoltadas e lotaram as salas de embarque.

Funcionários das companhias aéreas informaram que o terminal ficou sem teto por causa do mau tempo. Por volta das 5h40, foi fechado para decolagens. Para pousos, o terminal já estava operando com restrição antes deste horário. De acordo com o último boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgado às 9h, dos 35 voos programados até o horário, oito foram cancelados e 5 sofreram atrasados.

Uma das prejudicadas é a jornalista Ana Carolina de Almeida Nacimento, de 25 anos. Ela estava com uma viagem marcada para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, porém, a Tam transferiu o pouso para o Galeão. A jovem namora um homem que mora próximo ao Santos Dumont e que iria buscá-la, porém, a companhia aérea informou que não vai arcar com o transporte de um terminal para o outro. “Pesquisei na Internet e ainda tenho dúvidas sobre o pagamento do transporte. Eles alegam que não fazem o pagamento por causa do mau tempo, mas acho que tenho esse direito”, questionou.

A mesma dúvida é vivida por Alice Bernardes, de 22 anos, Mário Bernardes, de 25, e Elizabete Bernardes, de 82. Quando ficaram sabendo sobre o fechamento do aeroporto e a posição da empresa aérea de não pagar o transporte entre os aeroportos do Rio de Janeiro, se revoltaram. A mais nervosa é Alice que tirou apenas quatro dias de férias para aproveitar a capital carioca e não sabe o horário que vai embarcar.

Por volta das 7h15, funcionários das empresas aéreas começaram a chamar os passageiros. Eles informaram que as condições meteorológicas melhoraram e que os clientes aguardariam na aeronave pela decolagem.

De acordo com a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, o terminal ficou fechado das 5h43 até as 8h02 por causa da neblina forte. Depois disso, passou a operar por instrumentos.


Em nota, a Tam informou que devido ao mau tempo do aeroporto, o voo 3753 (Confins – Rio de Janeiro/Santos Dumont), que partiria às 7h04, foi cancelado e os passageiros foram reacomodados no voo 3385 (Confins – Rio de Janeiro/Galeão), que decolou às 8h05, chegando ao destino às 8h52. A companhia esclarece que segue rigorosamente todas as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que regem as práticas do setor aéreo e o código de defesa do consumidor.

Família ficou revoltada por causa da situação do aeroporto(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
Família ficou revoltada por causa da situação do aeroporto (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)


Temporal

Nessa sexta-feira, os passageiros também enfrentaram problemas no terminal. O temporal que atingiu BH e a região metropolitana causou transtornos no local. Goteiras se espalharam pelo saguão inferior e superior. Vários locais foram isolados e funcionários montaram uma força-tarefa para limpar o terminal.

O mau tempo também fez o aeroporto funcionar por aparelhos. Mesmo assim, não afetou, significativamente, a situação dos voos. O aparelho que ajuda os pilotos nos pousos em caso de condições meteorológicas ruins, ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumentos) estava ligado, segundo a BH Airport. No começo do mês, quando o aparelho estava desligado por causa de uma obra na pista de pouso, centenas de voos foram cancelados, o que causou um caos no terminal.

Para evitar os transtornos durante o carnaval, a concessionária decidiu religar os instrumentos. Para isso, a BH Airport suspendeu as obras de melhorias da pista. Neste sábado, o aparelho também está ligado, conforme a empresa.

As salas de embarque ficaram lotadas de passageiros(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
As salas de embarque ficaram lotadas de passageiros (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)