(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva forte em BH provoca alagamentos, quedas de árvores e complica o trânsito

Região Centro-Sul de Belo Horizonte e o Hipercentro foram as regiões mais atingidas pelo temporal


postado em 27/02/2015 13:42 / atualizado em 27/02/2015 17:19

Ver galeria . 49 Fotos Bueiro entupido causou alagamento na Avenida Olegário Maciel com Rua Felipe dos SantosVinicio Sachi
Bueiro entupido causou alagamento na Avenida Olegário Maciel com Rua Felipe dos Santos (foto: Vinicio Sachi )

O temporal que atingiu Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira causou problemas para motoristas e trouxe prejuízos para moradores. Alagamentos foram registrados em diferentes pontos da capital mineira. Sinais de trânsito ficaram em flash e árvores caíram. Ainda não há informações sobre vítimas. Por causa das ocorrências, o transito ficou caótico, principalmente nas regiões Central e Centro-Sul. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, opera por instrumentos, mesmo assim, não apresenta mudanças significativas em relação a cancelamentos e atrasos de voos. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já havia alertado para pancadas de chuva na tarde de hoje. Alguns bairros tiveram queda de granizo.

Pouco mais de 30 minutos de chuva foram o suficiente para a capital mineira apresentar várias ocorrências. Na Avenida Olegário Maciel com Rua Felipe dos Santos, no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul, um grande alagamento se formou e complicou o trânsito. Moradores e comerciantes afirmam que o problema é antigo e é causado por um bueiro entupido. O comerciante Camilo Leles, de 53 anos, teve o carro atingido pela lama e a água que se acumulou no local. Segundo ele, um conhecido dirigia o veículo que apresentou problemas na embreagem. Quando foi tentar empurrar o automóvel, o temporal surpreendeu o motorista.

Situação semelhante aconteceu no cruzamento entre a Avenida Prudente de Morais com Rua Joaquim Murtinho, no Bairro Cidade Jardim. Uma grande poça com lama se formou no local. Alguns carros se arriscaram em passar na via. O trânsito ficou comprometido.

Outro problema que provocou congestionamentos, foi o grande número de semáforos que apresentaram problemas ou foram desligados. Ocorrências deste tipo foram registradas na Avenida do Contorno, Rua Varginha, Avenida Dom Pedro II com Rua Jaraguá e Avenida Raja Gabaglia. Além disso, quedas de árvores foram registradas. Uma delas caiu na esquina das avenidas Afonso e Getúlio Vargas, outra na Rua Cláudio Manoel com Rua Maranhão, no Bairro Funcionários, na Avenida Domingues Vieira, no Bairro Santa Efigênia, e outra na Carijós com Espírito Santo, no Centro. Nenhum atingiu pedestres e nem veículos.

A Cemig informou que não registrou quedas significativas de energia elétrica. Apenas no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um pequeno número de clientes ficaram sem luz. A empresa informou que técnicos estão no local para tentar restaurar a situação. Ainda não há informações sobre o que causou a interrupção. Em outras regiões, os atendimentos foram pontuais.

Funcionários limpam saguão do Aeroporto de Confins que ficou alagado(foto: André Garcia/EM/D.A.Press)
Funcionários limpam saguão do Aeroporto de Confins que ficou alagado (foto: André Garcia/EM/D.A.Press)


Aeroporto de Confins

O mau tempo também afeta o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a BH Airport, concessionária responsável, por causa do grande número de nuvens, o terminal funciona por aparelho. Mesmo assim, não apresenta número expressivos de atrasos de cancelamentos de voo. Conforme o boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 17h, dos 103 voos programados para esta sexta-feira, 12 estavam atrasados e outros oito foram cancelados.

O aparelho que ajuda os pilotos nos pousos em caso de condições meteorológicas ruins, ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumentos) está ligado, segundo a BH Airport. No começo do mês, quando o aparelho estava desligado por causa de uma obra na pista de pouso, centenas de voos foram cancelados, o que causou um caos no terminal.

Para evitar os transtornos durante o carnaval, a concessionária decidiu religar os instrumentos. Para isso, a BH Airport suspendeu as obras de melhorias da pista.

Outro problema já recorrente no aeroporto, são as goteiras no saguão, tanto na parte inferio, quanto na superior. Nesta sexta-feira, funcionários montaram um mutirão para poder limpar o chão que ficou encharcado. A área foi isolada para evitar acidentes.


Meteorologia

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a chuva forte foi causada pela ação de uma frente fria que está atuando nas regiões Norte e Nordeste de Minas. “Devido ao forte calor e a umidade relativa muito alta, foi formada uma linha de instabilidade, um aglomerado de nuvens com muitos raios”, explica. Segundo ele, a chuva forte atinge a Grande BH e as regiões da BR-040, no sentido Rio de Janeiro, e as BRs 381 e 262, em direção ao Triângulo Mineiro.

Ainda segundo Ruibran dos Reis, nesses casos, a precipitação costuma ficar em torno de 30 milímetros, com ventos de 20 a 25 quilômetros por hora. A previsão é de que o tempo permanece dessa forma no fim de semana, com sol e calor durante o dia e chuvas à tarde. A temperatura máxima vai variar enter 29 e 30 graus.

Depois do temporal, o sol reapareceu em Belo Horizonte, fenômeno este, típico em dias de verão.

Envie fotos e vídeos da chuva para o WhatsApp do Estado de Minas: 85024023



 

 

 

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)