(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Soldado dos bombeiros salva criança pelo telefone em Montes Claros; ouça a ligação


postado em 26/02/2015 13:34 / atualizado em 26/02/2015 14:43

Mais um bebê é salvo pelo Corpo de Bombeiros em Minas Gerais nesta semana. Desta vez, uma criança de apenas três dias de vida, teve a ajuda da soldado Elaine, do 7° Batalhão de Montes Claros, na Região Norte do estado, que pelo telefone, orientou o salvamento da recém-nascida.

O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira. Conforme os bombeiros, a mãe da criança telefonou desesperada para o 193 e pediu ajuda. Ela mal conseguia falar e o pai que estava na casa precisou atender ao telefone e conversar com a soldado.

Enquanto passava as orientações para salvar a criança, a soldado Elaine anotou o endereço da residência e acionou uma ambulância para ir até o local. Antes mesmo da viatura chegar, os pais conseguiram desobstruir as vias aéreas da menina, a partir das orientações da militar.

Quando os bombeiros chegaram até a casa, prestaram atendimento ao bebê e a encaminharam para a Santa Casa de Montes Claros. Já no centro de atendimento, a mãe disse que “se não fosse a intervenção dos bombeiros, dificilmente sua filha estaria viva”.



Conselheiro Lafaiete

No último domingo, um bebê de nove meses, engasgado com uma tampa de embalagem plástica, foi salvo pelo soldado Rafael Francisco, do 3° Pelotão dos Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas.

O militar trabalhava como tele-atendente da Central do 193, na manhã de domingo, quando recebeu a ligação de uma mãe desesperada. Simone Denis de Carvalho contou que a filha havia engasgado depois de engolir algum objeto que ela não sabia qual era. Segundo ela, a criança estava com dificuldade para respirar e apresentava coloração azulada, sinais típicos de obstrução respiratória.

A primeira providência do soldado foi acalmar a mãe e orientá-la sobre os procedimentos deveria fazer para ajudar a filha até a chegada da viatura à residência. Nessas situações, a ação imediata dos familiares, com orientação adequada do Corpo de Bombeiros, pode salvar a vida do bebê. O procedimento repassado pelo soldado é chamado de manobra de Heimlich.

Após seguir a orientação, a mãe disse que a filha havia vomitado e expelido uma tampa de embalagem plástica. Ao mesmo tempo, a Unidade de Resgate chegou à casa da vítima, no bairro Moinhos. O Cabo Fernando César de Carvalho, o Soldado Bruno Paolo Coelho de Oliveira e o Soldado Lucas Matheus Silva constataram que a menina já recuperava os sinais vitais e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento.

Crianças


Os acidentes com crianças são frequentes nos atendimentos do Corpo de Bombeiros. Em 2014, a corporação atendeu a 4.111 ocorrências, envolvendo crianças de 0 a 11 anos, em Minas Gerais. As causas mais comuns são os acidentes de trânsito e as quedas mas para atendimentos como o de Conselheiro Lafaiete, vítimas de uma obstrução respiratória, os bombeiros receberam 183 chamados.

A corporação reforça que a agilidade no atendimento pode salvar a vida da criança e diminuir as sequelas. A orientação para os pais ou responsáveis é que acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O atendimento inicial pelo telefone e uma triagem feita com qualidade e atenção são de extrema importância para o sucesso de uma ocorrência. É importante orientar à população a repassar as informações corretas para um atendimento eficiente. Ao ligar para a Central 193:

-Mantenha a calma

-Procure saber a sua localização

-Responda as perguntas que o atendente fizer

- Informe o endereço correto, com pontos de referência para auxiliar a localização

- Descreva a situação: se há vítimas, estado, quantidade etc


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)