(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pacientes denunciam falta de benzetacil em unidades de saúde de BH

Usuários de postos e unidades de pronto atendimento afirmam não ter encontrado o antibiótico, indicado para pneumonias e infecções na garganta, nos últimos dias


postado em 20/02/2015 07:44 / atualizado em 20/02/2015 16:33

Pacientes que procuram a vacina benzetacil em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte afirmam que estão enfrentando problemas para encontrar o medicamento. O benzetacil é um antibiótico indicado para pneumonias e infecções na garganta. A Secretaria de Estado de Saúde nega a falta do medicamento injetável no estado.

A jornalista Larissa Scarpelli foi diagnosticada com faringite há uma semana e não encontrou o medicamento, que seria o mais eficaz em seu caso. Ela procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Francisco. Segundo ela, o médico informou que o remédio não é mais distribuído nem pelo SUS, nem pelos hospitais particulares. “O médico disse que era uma mudança no laboratório que produzia o medicamento e o SUS não estava mais comprando”, explica. Desde então, Larissa tem se tratado com amoxilina mais clavulanato de potássio, uma versão mais potente e mais cara do antibiótico receitada pelo profissional.

Um morador do Centro de Belo Horizonte também revelou não ter encontrado a benzetacil nos últimos dias no Posto de Atendimento Médico (PAM) Sagrada Família e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Barro Preto. “Os postos informaram que chegam poucas doses,  no máximo três”, explica. Ele precisou comprar um frasco por R$ 12 em uma farmácia e a medicação foi aplicada em um posto de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que não consta em seus registros a falta da benzetacil injetável em Minas Gerais e que o serviço está funcionando normalmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)