(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva com granizo, quedas de árvores e muro nesta segunda-feira

O aeroporto da Pampulha teve queda de energia elétrica e voos foram transferidos para Confins. Pelo menos 15 bairros tiveram o fornecimento cortado


postado em 16/02/2015 17:56 / atualizado em 16/02/2015 20:48

Ver galeria . 21 Fotos Sidney Lopes/EM/D.A.Press
(foto: Sidney Lopes/EM/D.A.Press )


O temporal acompanhado de granizo registrado em Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira provocou transtornos com poucos minutos de chuva. O Corpo de Bombeiros recebeu ocorrências de quedas de árvores. Na ocorrência mais grave, a garagem de dois prédios no Sion foram interditados depois que um muro desabou. Uma mulher ficou levemente ferida. O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, ficou sem energia elétrica, assim como vários bairros das Regiões Norte e Noroeste.

A queda de um muro de arrimo nas garagens de dois prédios no Bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, deixou uma mulher ferida e interditou parte dos imóveis. O incidente aconteceu na Rua Bélgica. A via passa por obras, por causa disso, a água subiu rapidamente e atingiu a altura do muro, que não aguentou a pressão e desabou.

A água e os escombros atingiram um telhado que também não aguentou o peso e caiu sobre pelo menos sete carros. Um dos veículos foi arremessado contra a parede que divide os dois prédios e capotou para o nível abaixo. Uma mulher que estava na garagem sofreu escoriações na perna e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A Defesa Civil foi até os imóveis e interditou as duas garagens. Os moradores de um dos prédios, que tem 22 andares e 88 apartamentos, não poderão usar os elevadores, que foram tomados pela água.

No Bairro Caiçara, na Região Noroeste da capital, uma árvore caiu e interditou parcialmente a Rua Barão de Coromandel. Conforme os bombeiros, ainda não há informações se alguma pessoa foi atingida. Outras duas árvores caíram na Avenida Carlos Luz, no Bairro Caiçara, e deixaram o trânsito complicado em frente o Cemitério da Paz. Os troncos interditaram a via no sentido Bairro/Centro. Bombeiros seguem para o local para fazer o corte e desobstruir a avenida. Na Rua Peru, esquina com Rua Assunção, o motorista de um Honda Civic teve a roda 'engolida' por um buraco que se abriu na via.

Problemas foram enfrentados no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha. O temporal deixou o terminal às escuras e voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Durante a chuva, houve uma queda de energia e tudo ficou fora do ar. Até mesmo a torre de controle ficou às escuras. Voos precisaram ser transferidos para Confins”, disse um funcionário que não quis se identificar.

Boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária divulgado às 18h, indicava que dos 19 voos programados para esta segunda-feira, 11 foram cancelados e um sofreu atrasos.
Paineis do aeroporto da Pampulha ficaram apagados por causa da queda de energia(foto: Divulgação)
Paineis do aeroporto da Pampulha ficaram apagados por causa da queda de energia (foto: Divulgação)


De acordo com a Cemig, bairros das regiões da Pampulha, Norte e Noroeste tiveram o fornecimento de energia cortado por causa de quedas de árvores e objetos na rede alimentadora. Técnicos da empresa estão nas ruas para reparar os danos. A previsão é que o fornecimento seja restabelecido até as 21h. Veja alguns bairros atingidos: Jaraguá, Liberdade, Dona Clara, São Francisco, Santa Cruz, Humaitá, Cachoeirinha, São Cristóvão, Planalto, Itapoã, São Luiz, Santa Mônica, São João Batista, Candelária e Vila Clóris.

Moradores do Bairro Bandeirantes relataram que foi registrada uma rápida chuva de granizo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira para a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, com acumulado de 10 milímetros a 14,9 milímetros, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasionais. O aviso foi aumentado para 60 milímetros até a manhã de terça-feira.

Volta para casa será com chuva

O temporal que atingiu a capital mineira nesta segunda-feira foi provocado por uma frente fria que chegou em Minas Gerais. “Com a chegada da frente houve o aumento de nebulosidade na capital mineira e região metropolitana. A previsão é que continue com o tempo nublado e com chuvas de baixa intensidade até quinta-feira”, explicou o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo.

A frente fria também vai refrescar um pouco o calor que atinge a BH. “Hoje (segunda-feira), a temperatura máxima foi de 30ºC. Na terça-feira, deve ficar entre 25ºC e 26º C”, comenta o meteorologista.

Não será apenas Belo Horizonte que vai continuar com os temporais. Cidades históricas como Ouro Preto, também terá precipitações. “Os temporais de baixa intensidade deve atingir as regiões Oeste, Zona da Mata, Triângulo e Central. Vale deixar um alerta para os motoristas que retornarem para a capital para aumentar a atenção nas rodovias”, diz Ruibran dos Reis.

A chuva chega à capital mineira em boa hora. Os mananciais que abastecem a região metropolitana apresentaram queda de domingo para hoje. O Sistema Paraopeba saiu de 30,5% para 30,4%; Rio Manso passou de 44,0% para 43,9%; Vargem das Flores de 30,2% para 30%. O reservatório Serra Azul foi o único que apresentou aumento, passando de 7,8% para 7,9%. Porém, as previsões não são favoráveis. “Infelizmente, as chuvas dos próximos dias não serão suficientes para aumentar os níveis dos reservatórios”, diz Ruibran dos Reis.

Na Rua Peru, esquina com Rua Assunção, o motorista de um Honda Civic teve a roda 'engolida' por um buraco que se abriu na via(foto: Laura Lima)
Na Rua Peru, esquina com Rua Assunção, o motorista de um Honda Civic teve a roda 'engolida' por um buraco que se abriu na via (foto: Laura Lima)


A leitora Ingrid Pontes filmou a chuva de granizo no Bairro Alto Caiçara e enviou para o em.com.br pelo WhatsApp: 8502-4023. Assista:



 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)