(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro caixas eletrônicos são alvos de criminosos neste sábado na Grande BH

Num deles, os equipamentos de uma agência de Matozinhos, na Grande BH, foram explodidos e os de um segundo banco só não foram arrombados porque o alarme do sistema de monitoramento disparou


postado em 14/02/2015 12:47 / atualizado em 14/02/2015 13:17

José Maria Botelho, de 52 anos, foi preso em flagrante aplicando o golpe com um chupa-cabra(foto: Polícia Militar/Divulgação)
José Maria Botelho, de 52 anos, foi preso em flagrante aplicando o golpe com um chupa-cabra (foto: Polícia Militar/Divulgação)
Caixas eletrônicos foram alvo de bandidos nesse início de carnaval em Belo Horizonte e região metropolitana. Somente na madrugada e manhã de hoje, foram quatro casos. Num deles, os equipamentos de uma agência de Matozinhos, na Grande BH, foram explodidos e os de um segundo banco só não foram arrombados porque o alarme do sistema de monitoramento disparou, obrigando os bandidos a abortarem a ação. Na capital, foram encontrados os dispositivos conhecidos como "chupa-cabras" em agências da Região Centro-Sul e da Pampulha. A suspeita é de que esses três crimes tenham sido cometidos pela mesma quadrilha.

Em Matozinhos, um homem foi preso e três estão foragidos. Por volta de 2h, os bandidos explodiram as máquinas da Caixa Econômica Federal (CEF) e tentaram também roubar dinheiro do Itaú, localizado a apenas 100 metros da outra agência, no Centro da cidade. No local, foram encontrados dois cartuchos deflagrados. A polícia acredita que os assaltantes tenham disparado contra alguém que se aproximou das agências.

De acordo com o tenente Henrique Fonseca Lopes, da 198ª Companhia do 36º Batalhão, não se sabe se os criminosos se dividiram para uma ação simultânea ou se saíram do Itaú depois que o alarme disparou, mudando o alvo para a CEF. Os bandidos fugiram num Monza de cor escura, também não localizado. O bloqueio e cerco montado nas cidades vizinhas terminou com a prisão de Fabrício Marques de Souza, de 30 anos, que junto com um comparsa tentou escapar pulando o muro de várias casas.

Com ele, a polícia apreendeu R$ 3 mil em dinheiro, 19 cartuchos intactos e uma pistola .380. O suspeito, que tem passagem na polícia por vários crimes, incluindo furto e roubo, informou que é de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cidade na qual vive. Mas não falou se os comparsas também são do interior. A polícia não soube informar quanto foi levado da Caixa Econômica.



Na capital, a PM suspeita que uma quadrilha agiu simultaneamente em pelo menos três pontos. No Bairro Santa Amélia, na Pampulha, a equipe de monitoramento de outra agência da CEF suspeitou da atitude de um homem e chamou a PM. Além de instalar o chupa-cabra, José Maria Botelho, de 52, é acusado ainda de colar no caixa um adesivo com número falso de atendimento do banco. Assim, a vítima, ao ter o cartão agarrado na máquina, era prontamente ajudada pelo homem, que emprestava o próprio celular para fazer a ligação.

Do outro lado da linha, um comparsa, simulando ser funcionário do banco, pedia dados como número da agência, da conta, do CPF e até a senha. "Com essas informações, ou clonavam os cartões ou faziam transferências on-line", afirma o cabo Fábio Júnior, da 228ª Companhia do 49º Batalhão. Quando a PM chegou na agência da Avenida Portugal, o homem, que tem passagem por estelioanto, ainda tentou fugir. No momento da abordagem, a senhora que acabava de passar os dados ao comparsa, saiu da agência dizendo que seu cartão estava agarrado. Ela foi orientada a bloquear o cartão imediatamente e não chegou a ter prejuízos. José Maria foi detido e com ele apreendido o dispositivo, o adesivo, o celular e R$ 374 em dinheiro.

Também foram encontrados chupa-cabras em agências também da CEF do Bairro Lourdes e do Santander, no Centro. Os casos serão investigados pela Polícia Federal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)