(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva acompanhada de vento forte em BH

O acumulado da chuva pode atingir o acumulado de 20 a 40 milímetros. A previsão vale até as 7h de quarta-feira


postado em 10/02/2015 18:08 / atualizado em 10/02/2015 20:41

Descargas elétricas foram vistas em várias regiões de Belo Horizonte(foto: Benny Cohen/EM/D.A Press)
Descargas elétricas foram vistas em várias regiões de Belo Horizonte (foto: Benny Cohen/EM/D.A Press)

Depois de dar uma trégua na manhã e tarde desta terça-feira, a chuva pode voltar a cair em Belo Horizonte. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para temporais acompanhados de rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora. A previsão vale até as 7h de quarta-feira.

De acordo com a Comdec, o acumulado da chuva pode atingir o acumulado de 20 a 40 milímetros. Após um longo período de estiagem, a capital mineira voltou a ser atingida por precipitações em fevereiro. Até a noite desse domingo, foram registrados 138,7 milímetros de chuva, equivalente a 73,6% da média histórica de todo o mês de fevereiro, que é de 188,4mm, de acordo com medição do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da estação do Bairro Santo Agostinho.

A chuva aumentou o nível dos reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dados apresentados pela Copasa nesta terça-feira mostra um aumento do nível do reservatório Serra Azul, um dos três que compõem o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de água da Grande BH. Ele chegou a 7,4%, 0,3% a mais do que registrado na segunda-feira. O volume mais baixo foi registrado em 5 de janeiro, quando alcançou 5,6%.

O sistema Paraopeba também apresentou aumento em relação a medição de segunda. Hoje, o reservatório está com 30,6% da sua capacidade. No domingo, o volume era de 29,1%. Apesar do ligeiro aumento, o sistema ainda não alcançou o índice do dia 10 de janeiro, quando apresentava 32,1%.

Estragos

Os temporais também trouxe estragos em Belo Horizonte. Várias ocorrências com árvores foram registradas desde o início de fevereiro. Conforme o Corpo de Bombeiros, 138 chamados foram registrados até domingo. Somente no último fim de semana, 31 atendimentos foram realizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)