(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva deixa famílias desabrigadas em Januária e prefeitura entra em estado de alerta

O temporal que caiu na cidade deixou ruas e casas inundadas. Pelo menos 20 famílias tiveram que deixar os imóveis. Segundo a Defesa Civil choveu 140 milímetros de água


postado em 05/02/2015 17:26 / atualizado em 05/02/2015 18:28

Ver galeria . 8 Fotos Defesa Civil/Divulgação
(foto: Defesa Civil/Divulgação )

Moradores de Januária, na Região Norte de Minas Gerais, contabilizam os prejuízos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade da noite de terça-feira até a manhã desta quarta-feira. Ruas e casas foram inundadas e 20 famílias tiveram que deixar os imóveis. Bombeiros tiveram que retirar estudantes e funcionários de uma escola que acabou alagada. A Defesa Civil do município está em alerta, pois há previsão de chuva até o próximo fim de semana.

O temporal começou por volta das 22h de terça-feira. Em poucos minutos, várias ruas e avenidas foram tomadas pela água. “Os bairros São João, Vila Verde, Cerâmica e a região central foram as mais atingidas. A enxurrada tomou conta de imóveis e destruiu móveis e eletrodomésticos”, conta o coordenador da Defesa Civil do município, Abel Barcellos da Silva.

Por causa dos estragos, 20 famílias ficaram desalojadas e outra desabrigada. “Elas foram levadas para casa de amigos e parentes. Perderam tudo que tinham na casa. Uma das famílias teve que ser encaminhada para um abrigo onde temos uma parceria”, explica Abel.

De acordo com a Defesa Civil, o temporal terminou apenas por volta das 10h. A água empossada nas vias do Centro da cidade causou transtornos nos trânsito. “No início da tarde, começamos a voltar a normalidade. A água abaixou e pudemos chegar até os locais atingidos. Tivemos um acumulado de 140 milímetros de chuva desde a noite de ontem. Estamos em alerta por causa da previsão de novos temporais até o fim de semana”, comentou do coordenador do órgão.

Uma equipe de 20 militares do Corpo de Bombeiros de Montes Claros está na cidade para auxiliar a Defesa Civil a chegar até as pessoas atingidas. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu 10 ocorrências de inundação por causa do temporal. A mais grave delas foi em uma escola da cidade. Estudantes, professores e funcionários tiveram que deixar o imóvel depois que a água invadiu o local. As vítimas foram levadas para um local seguro e tiveram que passar pela rua inundada. A água chegou a cobrir os pneus dos carros.

Alguns moradores ficaram ilhados e foram resgatados pela corporação. A secretaria de obras de Januária começou a limpar as bocas de lobo que foram entupidas pela sujeira. Também será feito o cadastro das famílias que tiveram de deixar as residências.

Bombeiros retiram estudantes de uma escola que foi invadida pela água(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Bombeiros retiram estudantes de uma escola que foi invadida pela água (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)