(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP nega pedido de moradores e mantém carnaval no Santa Tereza até as 19h

A decisão foi tomada no fim da tarde desta quarta-feira durante reunião no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). No encontro, a promotora afirmou que o som mecânico ou não, só poderá funcionar até as 18hs


postado em 04/02/2015 18:27 / atualizado em 04/02/2015 23:12

O Carnaval no Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, irá até as 19h. A promotora Luciana Ribeiro da Fonseca, da Promotoria de Habitação e Urbanismo, não acatou o pedido da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) para que o horário fosse estendido na região. A decisão foi tomada no fim da tarde desta quarta-feira durante reunião no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). No encontro, a promotora afirmou que o som mecânico ou não, só poderá funcionar até as 18hs.

O pedido para a extensão do Carnaval no bairro foi feito pela a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza. Porém, a Polícia Militar (PM), a Belotur e Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza, se colocaram contra. Na primeira reunião sobre o tema, a Polícia Militar informou a dificuldade em montar um esquema de segurança no horário entendido por causa da falta de efetivo no 16º Batalhão para atender a esta demanda.

A situação foi discutida nesta quarta-feira durante encontro, assim como o incidente que aconteceu no Bairro Santa Tereza no último domingo, quando três pessoas acabaram baleadas em uma festa pré-carnaval. “A promotora levou em consideração os argumentos da PM e da Belotur que acharam que a folia deveria terminar mais cedo para evitar problemas. O que aconteceu no domingo também foi discutido, mas temos que lembrar que a festa aconteceu sem a autorização da prefeitura e da PM”, explica o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza, Luiz Góes.

Luiz Góes comemorou a decisão e disse que era um desejo dos moradores do bairro. “Nós queríamos que o acordo feito no ano passado com o MP fosse mantido, assim como os moradores. Apenas a ACBST queria isso”, comenta Góes. Segundo ele, a PM vai aumentar a segurança na região, já que a previsão é que mais pessoas frequentem o bairro boêmio neste ano em comparação com 2014.

O presidente da ACBST, João Bosco Alves Queiroz, destacou que a proposta foi consenso entre moradores do bairro. “Realizamos duas assembléias e a comunidade votou favorável para estender por mais duas horas a folia. Só que todos os outros participantes da reunião no MP estavam contra. Os representantes da Polícia Militar e Belotur disseram que não estavam preparados para realizar a festa até às 21h e nem mesmo até às 20h”.

O líder comunitário disse que o modelo proposto pelos órgãos públicos esvaziam a folia no Santa Tereza. “Será uma matinê carnavalesca. No ano passado não houve Carnaval no Santa Tereza e o mesmo vai acontecer agora. Não é só a questão do horário, mas também a proibição de concentração dos blocos na Praça Duque de Caxias, que foi estruturada para receber eventos. De positivo na reunião no MP, foi só que os representantes dos órgãos públicos se comprometeram a pensar o Carnaval de 2016 a partir de março deste ano. Pode ser que então consigam se preparar para a folia do próximo ano”, ironizou Queiroz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)