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Estado de Minas

Grades de proteção começam a ser instaladas para impedir travessias no Anel Rodoviário

Estruturas estão sendo instaladas para inibir travessia de pessoas fora das passarelas e evitar atropelamentos


postado em 30/01/2015 06:00 / atualizado em 30/01/2015 06:48

Telas metálicas são fixadas pela Via 040: no ano passado, 18 pedestres morreram atropelados no Anel(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Telas metálicas são fixadas pela Via 040: no ano passado, 18 pedestres morreram atropelados no Anel (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

A Via 040, concessionária responsável pela BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora, na Zona da Mata, está instalando grades de proteção para evitar travessias indevidas de pedestres no trecho que administra do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Segundo a empresa, a ação tem o objetivo de inibir a conduta perigosa de pedestres que insistem em atravessar fora das passarelas e, consequentemente, evitar os atropelamentos.

Em 14 de janeiro, o EM mostrou que, apesar da redução de mortes e acidentes em geral no Anel entre 2013 e 2014, dos 33 óbitos da via no ano passado, 18 foram por atropelamentos e 13 foram de motociclistas ou garupas, totalizando 93,9% de todas as vidas perdidas no Anel em 2014. É a maior proporção de mortes contando apenas esses dois tipos de acidentes dos últimos cinco anos.

Se analisados só os 18 óbitos por atropelamentos, o número é recorde desde 2005, porém, nenhum deles ocorreu no trecho da Via-040. Embora a concessionária esteja adotando as grades metálicas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é o responsável pelo restante do Anel onde ocorreram todas as mortes, afirma que as proteções só serão instaladas com a reforma definitiva da via, ainda sem data definida.

As grades de proteção estão sendo instaladas debaixo de quatro passarelas, de um total de oito estruturas exclusivas para os pedestres no trecho de 10,5 quilômetros do Anel que é de responsabilidade da Via-040. Apesar de quatro passagens não estarem contempladas por esse serviço, o tenente Geraldo Donizete, comandante do policiamento da rodovia, diz que para elas não havia necessidade. “Em uma delas, já existe uma grade antiga. Nas outras três, a passarela leva o pedestre para dentro do bairro”, explica o militar.

Sob cada passarela, a extensão da proteção metálica é de 400 metros, totalizando 1,6 mil metros do material que está sendo instalado. De acordo a Via-040, as grades estão sendo colocadas por cima da mureta de concreto que divide os dois sentidos da rodovia. Dessa forma, o pedestre teria que escalar o material para conseguir atravessar, o que é inviável e impede a conduta imprudente e perigosa. A reportagem flagrou o material que já está colocado sob a passarela das imediações do viaduto sobre a Via Expressa. A expectativa é que todo o serviço prometido seja concluído até amanhã. As outras três passarelas contempladas são as dos bairros Betânia, Madre Gertrudes (Oeste) e Olhos D’água (Barreiro).

BALANÇO

De acordo com o balanço dos atropelamentos do Anel Rodoviário de 2014, feito pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foram sete acidentes desse tipo em todo o ano passado entre o Km 16 e o Km 26,5, trecho da Via-040. Em nenhum deles houve morte, porém, foram nove feridos, cinco graves e quatro leves. Os outros 59 casos ocorreram do Km 0 até o Km 15, trecho de responsabilidade do Dnit. Nesse segmento, foram 18 mortos, 26 feridos graves e 30 leves. O Dnit sustenta que o projeto de revitalização do Anel Rodoviário contempla a colocação de grades para evitar os atropelamentos, mas que não há previsão para adotar essa medida em caráter temporário.

 


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