(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copasa divulga nível dos reservatórios; Serra Azul tem 5,80% da capacidade

Serviço começou a funcionar no último fim de semana e mostra a situação das represas que abastecem a população da região metropolitana


postado em 26/01/2015 08:23 / atualizado em 26/01/2015 13:38

A Copasa começou a divulgar no seu site o nível dos reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para leitor se informar sobre a situação das represas que abastecem a Grande BH, é preciso acessar o endereço da companhia na internert (www.copasa.com.br) e clicar em Copasa transparente e, em seguida, nível dos reservatórios.

Os números divulgados nesta segunda-feira indicam que houve uma ligeira queda de menos um ponto percentual entre domingo e esta segunda-feira. Dessa forma, o Sistema Paraopeba oscilou de 30,26% para 30,03%; Rio Manso de 45,04% para 44,78%; Vargem das Flores de 28,29% para 27,72% e Serra Azul de 5,85% para 5,80%. No site é possível verificar também a medição dos volumes de água por reservatório entre anos 2013 e 2014. A companhia informou que os dados serão atualizados diariamente às 10h.

Minas Gerais enfrenta uma crise hídrica sem precedentes que levou a Copasa a classificar de crítica a situação dos reservatórios no estado. Na semana passada, a companhia fez um apelo para a população economizar 30% do volume gasto sob pena de esgotar o recurso nas casas.

Se o cenário atual não mudar nos próximos meses, a presidente da Copasa, Sinara Chenna Meireles, disse haverá racionamento de água e sobretaxa para consumidores que gastarem em excesso.

Seca

Moradores de pelo menos 88 municípios que têm concessão com a Copasa já sofrem com a falta de água. Destes, dois já estão em situação de colapso, falta água e o racionamento já é uma realidade. Outros 63 estão em iminente colapso e, por isso, fizeram rodízio de fornecimento entre bairros e regiões, e 23 apresentam problemas. Em relação às cidades que têm sistemas de abastecimento autônomo, 50 já estão em racionamento e 13 iniciaram rodízio.

Campanha

O jornal Estado de Minas lançou nesse domingo a campanha colaborativa #EssaÁguaNãoéSóSua para combater o desperdício de água. Por meio de mensagens do WhatsApp, os leitores podem enviar fotos, vídeos e relatos de denúncia de abusos no consumo do recurso.

Com informações de João Henrique do Vale


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)