(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador vai se reunir com os 34 prefeitos da Grande BH para discutir a crise hídrica

O encontro está marcado para as 10h no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa


postado em 25/01/2015 11:26

A situação dos reservatórios de Minas Gerais, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é crítica e preocupante. Por causa disso, a Copasa pediu aos moradores que economizem pelo menos 30% de água para evitar o racionamento e até multas por desperdício. As estratégias para tentar combater a crise hídrica também serão discutidas com os administradores municipais. Neste segunda-feira, o governador Fernando Pimentel (PT) vai se reunir com os 34 prefeitos dos municípios da Grande BH.

O encontro está marcado para as 10h no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Estarão presentes a presidente da Copasa, Sinara Meireles, o secretário de Governo, Odair Cunha, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, e o secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães.

A preocupação do governo é por causa do baixo nível do Sistema Paraopeba, o mais importande de Minas Gerais que abastece a Grande BH. Ele é composto pelos reservatórios Serra Azul, Rio Manso e Vargem das Flores, e está operando atualmente com 30,25% de sua capacidade. Para ter uma ideia, no mesmo período do ano passado, o nível do reservatório era de 78% de água armazenada. Em dezembro, o volume era de 34%.

Segundo a Copasa, o sistema Serra Azul é o que tem a pior situação. Atualmente, seu volume é de 5,73%, praticamente operando com o volume morto. Vargem da Flores está com a capacidade de 28,31% e o sistema Rio Manso, 45,06%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)