(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais duas cidades decretam situação de emergência pela estiagem em Minas Gerais

Brasília de Minas e Francisco Badaró passaram a integrar a lista da Defesa Civil do estado. Viçosa assinou decreto ontem e já faz rodízio no abastecimento


postado em 21/01/2015 12:02 / atualizado em 21/01/2015 12:08

Ver galeria . 14 Fotos Represa Serra Azul, terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica Beto Novaes/Em/DA Press
Represa Serra Azul, terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica (foto: Beto Novaes/Em/DA Press )

Em pleno período chuvoso, mais duas cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa da estiagem. De acordo com a Coordenador Estadual de Defesa Civil (Cedec), Brasília de Minas, no Norte do estado, e Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, passaram a integrar a lista nos dias 12 e 14, respectivamente.

Na terça-feira, o prefeito de Viçosa, na Região Central de Minas, assinou o decreto de situação de emergência na cidade e decretou o rodízio de abastecimento de água. A prefeitura informou que o novo período de estiagem no início deste ano está reduzindo os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem o município e as previsões meteorológicas indicam baixo índice de chuvas para os próximos meses.

O último boletim da Defesa Civil que lista as cidades em situação de seca foi publicado em 22 de dezembro. Até então, 173 municípios haviam solicitado ajuda do governo federal por causa da seca ou da estiagem desde o mês de agosto. O decreto é válido por 180 dias. Dos 173, 26 decretos haviam sido arquivados e 133 foram reconhecidos.

Atualmente, segundo os meteorologistas, Minas Gerais está enfrentando um veranico, fenômeno caracterizado pela ausência de chuvas dentro do período chuvoso. O último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quarta-feira, mostra que poucas cidades foram afetadas pelas chuvas. Destas, apenas quatro decretaram situação de emergência, e entre os meses de outubro e novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)