(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viçosa decreta situação de emergência por causa da seca e inicia rodízio de água hoje

A estiagem no início deste ano está reduzindo os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem o município e as previsões meteorológicas indicam baixo índice de chuvas


postado em 21/01/2015 08:52 / atualizado em 21/01/2015 10:58

A cidade vai adotar medidas de restrição de água até que obras resolvam o problema de captação (foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação )
A cidade vai adotar medidas de restrição de água até que obras resolvam o problema de captação (foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação )

A cidade de Viçosa, na Região Central de Minas, decretou estado de emergência e determinou rodízio de abastecimento de água. De acordo com a prefeitura, o novo período de estiagem no início deste ano está reduzindo os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem o município e as previsões meteorológicas indicam baixo índice de chuvas para os próximos meses.

Com a possibilidade de crise de abastecimento, até a conclusão das obras e medidas necessárias para ampliar a capacidade de armazenamento das estações de tratamento de água (ETA I e II), a cidade vai adotar medidas de restrição de abastecimento.

O decreto assinado pelo prefeito Ângelo Chequer tem o objetivo de coibir desperdícios de água nas comunidades. A prefeitura pede que a população não use água da rede pública para lavar ruas, calçadas e frentes dos imóveis, regar jardins e plantas. O apelo é tambem para não encher piscinas, lavar quintais, telhados, paredes, calhas, garagens, veículos e despejar água tratada na rede pluvial ou na rede de esgoto. As regras valem tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais.

A escala de rodízio começou a valer às 7h desta quarta-feira. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) garantirá o abastecimento de água potável às unidades de saúde, creches, escolas e prédios públicos, por meio de carros-pipas.

Veja a escala:

Segunda-feira, das 7h às 19h:
Silvestre
Amoras
Vau-Açu
Floresta
Boa Vista
Marques
Vereda do Bosque
Liberdade

Terça-feira, das 7h às 19h:

Barrinha
Laranjal
Cidade Nova
Grota dos Camilos
Nova Era
Vale do Sol

Quarta-feira, das 7h às 19h:
Santa Clara sentido São Sebastião
Morada do Sol
Jardim Europa
Morro do Cruzeiro
Ramos
Centro
Rua das Estrelas
Rua da Conceição
Av. Santa Rita
Bairro de Lourdes
Rua Gomes Barbosa
Clélia Bernardes

Quinta-feira, das 7h às 19h:
Santa Clara sentido Bairro de Fátima
Belvedere
Nova Viçosa
Posses

Sexta-feira, das 7h às 19h:
João Brás
Violeira
Recanto da Serra
Inconfidentes
Sagrada Família
Bom Jesus
Bela Vista

Sábado, das 7h às 19h:
Santo Antônio

Ver galeria . 14 Fotos Represa Serra Azul, terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica Beto Novaes/Em/DA Press
Represa Serra Azul, terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica (foto: Beto Novaes/Em/DA Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)